Centenas de eventos desportivos em Portugal (já para não falar de competições…), na área das bicicletas e noutras tantas, aguardam pelas próximas semanas para perceberem se acontecerão efetivamente nas datas que estão de momento definidas. O Raid Alvalade Porto Covo, um dos mais mediáticos passeios de BTT portugueses, está nessa expetativa, naturalmente. Falámos com a organização, que espera que no próximo dia 16 de maio possa mesmo haver centenas de bicicletas em movimento na planície alentejana.

PUB
Lazer Sphere

Numa rápida entrevista, Luís Raposo, em representação do BTT Alvaladense, a Secção de BTT do F.C. Alvaladense que é responsável pela organização do evento, refere que todos estão com muitas esperanças que o Raid Alvalade Porto Covo deste ano aconteça, depois do adiamento da edição passada.

O tema principal é a pandemia Covid-19, mas também é aqui feita uma retroespetiva de como o evento teve origem e ainda nos relatam alguns episódios divertidos…

Raid Alvalade Porto Covo

Foto fornecida por BTT Alvaladense

Como será a próxima edição sob o ponto de vista Covid-19?

Devido à situação gerada pela maldita pandemia Covid-19 e às inerentes restrições sanitárias que ainda possam estar em vigor na altura, aguardamos com expetativa que no próximo dia 16 maio se possa realizar a 22ª edição do Raid BTT Alvalade-Porto Côvo.

As inscrições já validadas transitam para 2021, como sabem. No caso de se prever que a involução da pandemia permita realizar o evento, e que seja autorizada a participação de um maior número de participantes para além das inscrições já validadas, em data oportuna voltaremos a abrir as mesmas.

Raid Alvalade Porto Covo

Foto de Tobias (BTT TV) fornecida por BTT Alvaladense

Com tudo isto, a vossa motivação para organizar o evento mantém-se em altas…

Este é um evento consolidado, como pudemos ver pela 21ª edição, e pretendemos sempre primar pela qualidade e pela inovação.

Continuaremos a trabalhar diariamente para que o raid BTT Alvalade Porto Covo possa continuar merecer a preferência dos milhares de participantes que todos os anos nos visitam, facto que engrandece o evento e que é um orgulho para a organização, autarquias, entidades, parceiras, voluntários que colaboram e população em geral.

Lembramos que um dos atrativos do passeio é a grande quantidade de pessoas que se encontra nos caminhos a incentivar/aplaudir os diversos escalões etários de bikers que cruzam estas vilas, aldeias e caminhos rurais de rara beleza.

Raid Alvalade Porto Covo

Foto fornecida por BTT Alvaladense

São já muitos anos de Alvalade Porto Covo…

Criada em 1998, a secção de BTT do Futebol Clube Alvaladense acompanhou os inícios e o desenvolvimento do BTT em Portugal. Encarámos sempre o BTT como uma atividade lúdica e virada para a prática desportiva, pelo prazer de conhecer novos trilhos.

Como objetivo tínhamos a divulgação e dinamismo desta atividade e ao mesmo tempo lançar um evento de referência, que divulgasse o FC Alvaladense, Alvalade e a região do Litoral Alentejano. Na altura a Costa Vicentina começava a evidenciar notórios sinais de referência turística.

Raid Alvalade Porto Covo

Foto fornecida por BTT Alvaladense

Na época, o GPS ainda estava para chegar… E a solução para “trilhar” a 1ª edição foram as cartas militares, que nos ajudaram a definir o traçado. Logo no ano da criação da secção, o BTT Alvaladense fez-se ao caminho para ligar a nossa vila alentejana ao mar. Destino: Porto Covo!

Depois de verificarmos a beleza proporcionada neste percurso, ficou no ar a ideia de avançar com a organização de um raid tendo como base esta ligação. Assim, em 1999 aconteceu a 1ª edição, com 80 participantes.

E o evento perdura até aos dias de hoje, sempre com um espírito não competitivo, não havendo tempos tirados à chegada, quer em Porto Covo, quer em Alvalade.

Raid Alvalade Porto Covo

Foto de Tobias (BTT TV) fornecida por BTT Alvaladense

Alguma situação e/ou episódio divertido que nos possa relatar que se tenha passado durante a organização de uma das edições do evento? 

Tivemos um dos participantes que no percurso de Alvalade para Porto Covo partiu o selim, o que não o impediu de fazer a totalidade do percurso… Ou seja, o regresso a Alvalade (120 km!) foram feitos todos em pé…

Raid Alvalade Porto Covo

Foto fornecida por BTT Alvaladense

Entretanto, enquanto esperamos que pandemia desapareça, há momentos em que podemos treinar. Se algum dos nossos leitores desejar levar a a bike para o Alentejo, como pode encontrar os melhores spots para pedalar, seja em estrada, seja em BTT?

Além dos tracks que existem ao longo destes anos do Raid BTT Alvalade Porto Covo, sugerimos a consulta dos percursos de BTT do Rota Vicentina. Estão todos no site oficial deste nosso parceiro.

Alvalade Porto Covo

Foto fornecida por BTT Alvaladense

GoRide.pt no Raid Alvalade Porto Covo

Depois de termos visto as nossas inscrições adiadas em maio do ano passado, é certo que toda a GoRide Team estará em peso no evento Raid Alvalade Porto Covo. Para fazermos reportagem completa em vídeo e também para curtirmos cada km do passeio.

Mais info:

Outros artigos que vais querer ler:

PUB
Specialized Aethos

NEWSLETTER GORIDE.PT Newsletter GoRide.pt

Jorge Lopes
Com mais de quinze anos de experiência na criação e edição de conteúdos em diversas áreas, é viciado em desporto e, naturalmente, em bikes. Mas raramente está em forma! Um dos mentores do projeto GoRide.

Também vais gostar destes!