A época de 2022 não foi das mais felizes para a formação de Tavira. A histórica equipa já está de olhos postos na próxima temporada e reforçou-se com quatro jovens ciclistas. Há ainda uma mudança no nome: AP Hotels & Resorts-Tavira (era Atum General-Tavira-AP Maria Nova Hotel).

PUB
LIV INTRIGUE X E+

Venceslau Fernandes troca a ABTF Betão-Feirense pela formação algarvia. Aos 26 anos, o ciclista é o mais velho das quatro contratações. Filho de Venceslau Fernandes, vencedor de uma Volta a Portugal, e irmão da medalhada olímpica no triatlo Vanessa Fernandes, o corredor continua à procura da sua primeira vitória como profissional. Em 2018 viveu o momento alto da sua carreira em termos de triunfos, ao conquistar a Volta a Portugal do Futuro.

Foto: Foto PODIUM/Paulo Maria

Diogo Barbosa é mais um atleta com um apelido com história no ciclismo nacional. Filho de Cândido Barbosa, o foguete da Rebordosa, como era conhecido, Diogo passou as últimas duas temporadas na equipa americana Hagens Berman Axeon.

Antes, havia estado também dois anos na formação amadora da Caja Rural-Seguros RGA (estrutura de desenvolvimento da equipa principal, que está no segundo escalão mundial). Ou seja, a sua etapa de sub-23 foi passada no estrangeiro. Aos 22 anos regressa a Portugal, para se estrear no pelotão nacional.

Foto: Federação Portuguesa de Ciclismo

Já Ruben Simão é um regresso. Esteve em 2022 na LA Alumínios-Credibom-Marcos Car – venceu uma etapa no Grande Prémio Azores (prova de sub-23) -, depois de três anos na equipa do Tavira. Tem apenas 22 anos e vai assim voltar a estar às ordens do diretor desportivo Vidal Fitas.

PUB
Distribuidores Orbea

Foto: Facebook LAsport

José Bicho é o mais novo dos quatro reforços. Tem apenas 18 anos (faz 19 já em janeiro) e dá o salto para uma equipa profissional, tendo estado na Almodôvar-Formação Team Scav esta última época e antes passou pela estrutura de Paio Pires. Recentemente representou a seleção nacional de juniores nuns Mundiais de Wollongong de boa memória, já que o companheiro de equipa António Morgado foi segundo classificado.

Foto: Federação Portuguesa de Ciclismo

Quanto às saídas, Alejandro Marque retirou-se do ciclismo, Emanuel Duarte e Aleksandr Grigorev (o russo esteve cinco anos na estrutura do Tavira) vão para a Efapel Cycling.

Foto: João Fonseca Photographer

PUB
Cube Stereo Hybrid HPC 160

Continuam na AP Hotels and Resorts-Tavira: Álvaro Trueba (29 anos), David Livramento (38) – desde 2006 na equipa do Tavira), Délio Fernandez (36), Miguel Salgueiro (23), Rafael Lourenço (25), Samuel Blanco (28) e Válter Pereira (32).

Fotografia principal: João Fonseca Photographer/Facebook Clube Ciclismo de Tavira

Também vais querer ler…

Alejandro Marque e o capacete ‘tuga’: “Queria algo especial para agradecer a Portugal”

PUB
LIV INTRIGUE X E+
Goride Team
Toda a GoRide Team alimenta este site como se não houvesse amanhã :) Damos preferência a tudo o que envolver diversão em cima de uma bike!

    Também vais gostar destes!