David Oses e Iñigo Saraioa pedalam sorridentes junto à partida. Não passam despercebidos. Têm umas vassouras presas na mochila. Até são bastante populares, com muitos a quererem tirar umas fotografias com eles. No entanto, durante qualquer etapa do Skoda Titan Desert Almería, em prova, ninguém os quer ver!

PUB
Cube Stereo Hybrid HPC 160

São os “bicicletas vassouras”. A missão é a mesma de um “carro vassoura”, habitual nas provas de ciclismo. Porém, no Skoda Titan Desert Almería, as limitações da passagem de automóveis em zonas de parque natural obrigam a uma adaptação. David e Iñigo nem hesitam em aceitar este papel.

Têm muita experiência no “carro vassoura” no Titan Desert de Marrocos, com quatro e cinco participações, respetivamente. Também já estiveram na Arábia Saudita e numa prova em Cuba. Em Almería andam de bicicleta e dizem em uníssono: “É muito mais divertido!”.

São muitas horas. As horas que estás em cima da bicicleta é o mais difícil. É muito mais cansativo do que se estiver a competir.

Mas não é nada fácil. São os últimos a chegar, mesmo que pudessem estar muito mais à frente na corrida. Contudo, a missão é essa: fechar a corrida. Em dias de muita montanha, a dificuldade aumenta, não só por terem de subir muito.

“Não podemos ir mais rápido. É uma etapa muito lenta. São muitas horas. As horas que estás em cima da bicicleta é o mais difícil. É muito mais cansativo do que se estiver a competir”, salientou David Oses ao GoRide.pt.

PUB
Catlike Whisper Evo

Iñigo Saraioa rapidamente acrescenta: “Mas a sensação de poder ajudar os últimos, que vão cansados, que têm uma avaria que não sabem arranjar… Então fica tudo bem”.

A importância dos “bicicletas vassouras” vai muito além de simplesmente seguirem os últimos. David (49 anos) e Iñigo (50) assumem também a responsabilidade de quase serem uns psicólogos em prova. A questão mental tem muita relevância em desafios longos como o Titan.

“Somos importantes também para animar, dizer às pessoas que conseguem, porque há pessoas que se vão abaixo e dizem que não chegam [à meta]. Estamos aqui para apoiar também moralmente”, explicou David Oses.

“Somos bicicletas vassouras, psicólogos e mecânicos”, salientou, recordando em Marrocos quando o filho que acompanhava o pai, “teria uns 16 anos, achava que não chegava ao fim”. “Eu disse-lhe: vai, vai, tu consegues… Chegou ao final. Quando o vi no acampamento, fiquei contente”.

Somos importantes também para animar, dizer às pessoas que conseguem, porque há pessoas que se vão abaixo e dizem que não chegam [à meta].

PUB
Catlike Whisper Evo

Iñigo realça como muitos dos participantes podem não ter um nível competitivo muito alto, mas todos têm o mesmo objetivo: terminar. “Essa é também a nossa função: animá-los para que possam chegar ao dia seguinte”.

Podem não estar na corrida a pensar num bom resultado, mas têm de se preparar como se fossem competir. Não lhes custa, pois andam de bicicleta o ano todo. No entanto, quando se aproxima este Titan em Espanha, pensam que terão de andar muitas horas na bicicleta. Por exemplo, na etapa rainha desta segunda-feira, o último ciclista cortou a meta quase dez horas depois de partir.

Acontece nos Titan surgir quem não tem preparação suficiente e nem a ajuda moral desta dupla tem efeito. Explicam que, quando assim é, o abandono é inevitável.

Mas elogiam quem se aventura num Titan, recordando que, principalmente em Marrocos, os atletas não têm o conforto de uma cama normal para descansarem e recuperarem para o dia seguinte.

Não escondem que também sofrem na bicicleta, mas Iñigo frisou: “É melhor do que trabalhar em Espanha.” Ou seja, até sabe a férias. Iñigo é pintor e David construtor. “Nas férias com a família nem se anda de bicicleta”, disse este último.

Iñigo até brinca afirmando que são como profissionais. Afinal, são pagos para andar de bicicleta!

E ficou a garantia a todos os atletas do Skoda Titan Desert Almería: David e Iñigo, de vassoura nas costas, estarão sempre lá para garantir que ninguém fica para trás e ajudar a que todos cortem a meta e celebrem a conquista de terminar um desafio como este.

Também vais querer ler…

Skoda Titan Desert Almería: Konny Looser, o homem da tática; Pau Marzà, o que nunca desiste

PUB
LIV INTRIGUE LT

Fotografia principal: GoRide.pt

PUB
LIV INTRIGUE LT
Elisabete Silva
Quando uma vasta experiência em jornalismo se junta a uma paixão imensa por bicicletas, o resultado é como música para os ouvidos do mais curioso ciclista. E é isso que esta mestre da modalidade acrescenta ao projeto GoRide.

Também vais gostar destes!