O Giro-E é um evento de ciclismo incluído no calendário da Federação Italiana de Ciclismo (organizado pela RCS Sport Spa) que acontece ao mesmo tempo que o famoso Giro de Italia, nas mesmas estradas e nos mesmos dias.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

O objetivo é proporcionar a todos os amantes da bicicleta (ciclistas amadores mas também ex-profissionais) a experiência de percorrerem as mesmas etapas que a prova principal. Até porque é seguido o mapa desenhado para o Giro de Italia, mudando apenas o ponto de partida de cada tirada.

São 21 etapas com uma quilometragem diária que anda entre os 70 e os 115 km. Cada etapa é feita com todos os participantes em estrada ao mesmo tempo, com exceção de algumas partes em que estes enfrentam provas de regularidade e provas especiais em equipa. Nas etapas finais, contudo, os capitães de equipa entram numa prova de velocidade até ao fim.

Há aqui uma diferença considerável: esta prova é feita única e exclusivamente com bicicletas de estrada com sistema de pedalada assitidas, ou seja, bicicletas elétricas ou Pedelec.

A chegada de cada etapa é esperada que aconteça uma hora antes da chegada de cada etapa do Giro, na mesma linha de meta, debaixo do mesmo arco de chegada! E há uma área reservada denominada de ‘Hospitality’, em que todos os atletas do Giro-E podem depois assistir à chegada da etapa do evento principal.

PUB
Prototype

O Giro-E já aconteceu em 2021 e foi um êxito enorme, esgotando as inscrições desde cedo, na altura. Confirma-se agora que em 2022 também acontecerá, mas ainda não existem muito mais informações. O que já há são datas para o Giro de Italia “a sério”: será de 6 a 29 de maio de 2022.

Mais info:

Foto principal: LaPresse/Jennifer Lorenzini
Restantes fotos: Giro-E

Também vais gostar destes!