“Jogar” em casa tem as suas vantagens. Que o diga Nicolás Mercader, o espanhol que vive a pouco mais de 20 quilómetros de onde este domingo terminou a segunda etapa do Skoda Titan Desert Almería. Conhecia bem o caminho que o levou a uma vitória que até lhe estava a custar acreditar.

PUB
Beeq

Mercader não escondeu que ambicionava ganhar uma etapa. Aguentou a subida que marcava a tirada de 65 quilómetros, com um total de 1831 metros de acumulado, e no quilómetros finais deu o tiro decisivo.

No ambiente do Velho Oeste americano, o militar de 34 anos – está na Base Militar Álvarez de Sotomayor – vestiu a pele de xerife para mandar na fase final da prova e conquistar um triunfo que o deixou “muito contente”. Nicolás Mercader nem sabia o que dizer aos jornalistas e era a sua expressão facial, não tanto as palavras, que mais deixava transparecer o seu verdadeiro sentimento pelo que tinha acabado de alcançar.

Explicou que foi nos últimos quilómetros que pensou que ia tentar ganhar, mesmo sabendo que Konny Looser – líder da prova – era difícil de deixar para trás: “O Konny não me largava. Sempre colado, não conseguia fazer com que descolasse.”

Admitiu que “conhecia muito bem este final” e fez-se valer disso para ser mais forte. “É a minha vitória mais importante. Ganhei o campeonato de Andalucia, mas isto é mais importante.”

PUB
Riese & Müller Culture

É um ciclista amador, até se referiu como “aficionado”. Competir com grandes nomes do Titan Desert e também com ciclistas conhecidos da estrada como Luis Ángel Maté, foi especial para Mercader. Ainda mais porque ganhou. “É tão importante para mim. Sigo-os e estou aqui com eles… Conseguir disputar com eles… Estou mt contente!”

Casal Looser manteve lideranças

A corrida saiu de El Toyo e dirigiu-se para o deserto de Tabernas. E estamos mesmo perante um cenário que nos faz lembrar os grandes filmes de Hollywood do faroeste. Por aqui se fizeram alguns.

Este fim de semana, as bicicletas tomam conta de Tabernas e Konny e Vera Looser são cada vez mais donos das camisolas da liderança, vermelha e azul, da classificação individual masculina e feminina respetivamente.

Nicolás Mercader completou a distância do dia em 2:31:14 horas, com Xavi Ariza a ser segundo a cortar a meta apenas três segundos depois. Konny Looser (Looser Racing) foi quarto, a cinco do vencedor, mas o quem mais interessava ao suíço era Miquel Faus (Gesa Sports 4).

PUB
KTM

O espanhol partiu a seis segundos de Looser e terminou a etapa perdendo mais 15 segundos. 21 segundos não é uma vantagem que deixe Looser tranquilo, ainda mais quando esta segunda-feira se enfrentará a etapa rainha do Skoda Titan Desert Almería. Ainda assim, não esconde que está confiante.

“Ontem as pernas não estavam bem”, disse Konny Looser ao GoRide.pt, referindo-se à etapa que até ganhou. “Hoje senti-me melhor. Sei que se conseguisse minimizar o gasto que seria melhor para amanhã [segunda-feira]. Estou confiante que consigo manter esta camisola até ao fim”, acrescentou.

Sobre a etapa explicou: “Foi difícil controlar a corrida, o [Luis Ángel] Maté estava na frente desde o início da subida. Vi que alguns corredores não queriam trabalhar e tentei ter a certeza que ninguém se afastava muito. Tentei ir seguro, sem ir a todo o gás. Amanhã é um dia longo.”

Chegou a perder algum tempo, cerca de dois minutos, mas referiu que acreditava que na descida na fase final da tirada, conseguiria anular a desvantagem e assim foi.

Já Vera Looser está bem mais tranquila. Voltou a vencer a etapa e a vantagem passou de 30 minutos para perto dos 40. Agora, a corredora da Namíbia vai defender-se mais e evitar azares que possam estragar o objetivo tão próximo de uma vitória no Titan de Almería, depois de ter sido segunda em Marrocos.

PUB
Beeq

Ao GoRide.pt admitiu que não esperava ter nesta altura uma vantagem tão grande. E para este domingo, vai ser uma corredora “muito defensiva”, como a própria realçou.

“É uma subida muito longa e não se quer estourar. Mas também não se pode ir muito devagar porque se pode ter um furo ou um problema mecânico ou uma queda. Pode-se perder muito tempo rapidamente”, explicou.

Na etapa, foi na descida que aproveitou para deixar Pilar Fernández ainda mais para trás: “Hoje tentei jogar pelo seguro e na subida estava com Pilar e Misha [Sekulova], mas fiquei só eu e a Pilar. Ela ultrapassou-me no topo, depois de ter estado sempre atrás de mim. Pensei ‘porque está a fazer isto?’ Ela quis ir primeiro no trail, mas é muito lenta em downhill e eventualmente teve de me deixar passar. Se calhar estava a irritá-la estar ali atrás! Passei e depois até aqui [à meta] com vento pelas costas, foi muito bom.”

Vídeo oficial da etapa 1 (de ontem):

HIGHLIGHTS STAGE 1 I ŠKODA Titan Desert Almería 2022

Vídeo oficial da etapa 2:

HIGHLIGHTS STAGE 2 I ŠKODA Titan Desert Almería 2022

A terceira e penúltima etapa

Os 2307 metros de acumulado já dizem muito, ainda mais em 116 quilómetros. Percebe-se porque é a etapa que os que ambicionam ganhar o Skoda Titan Desert Almería tanto pensam desde o início.

Será a subida ao Alto de Velefique que poderá ser decisiva na definição das classificações gerais, já que a corrida termina na terça-feira.

Mais info e classificações:

Fotos via Facebook do Skoda Titan Almería:

Fotografias: Skoda Titan Desert Almería

 

Também vais gostar destes!