No catálogo da marca no que diz respeito a modelos para bicicletas de estrada, estas novas rodas Fulcrum Speed estão em destaque. Isto porque é o próprio fabricante que refere que se trata de umas rodas bastante polivalentes e direcionadas para diversos tipos de utilização.

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“As novas rodas Fulcrum Speed 42 e 57 são o resultado de um processo de mais de 4.000 horas de testes entre túnel de vento, laboratório e estrada, com o objetivo de obter o melhor desempenho em termos de aerodinâmica, resistência ao rolamento, leveza e maneabilidade”, pelo que indica a marca em comunicado.

O fabricante italiano apresenta assim estas novas rodas de estrada, que pretendem mesmo marcar um antes e um depois no seu catálogo. Seguindo as tendências mais recentes do segmento (ou seja, jantes “mais altas, largas, leves e aerodinâmicas”), este modelo apresenta um peso bastante equilibrado: 1.410 gramas para a versão de 42 mm e 1.495 gramas para a de 57 mm.

Os aros foram concebidos com recurso a um novo conceito da Fulcrum denominado Form Function Fulcrum que, segundo eles, pretende que a relação entre a forma e a função seja direta, sendo que até o acabamento exterior tem influência no desempenho das rodas, referem.

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A vocação das jantes de 42 mm é mais “trepadora” do que a da versão de 57 mm, mas a Fulcrum diz que pode ser instalado um “combo” composto por uma rodas de 42 mm à frente e uma roda de 57 mm atrás (total de 1.460 gramas).

Além disso, de acordo com os estudos efetuados pela marca e em função dos dados obtidos, confirma-se que a maneabilidade das novas Speed pode melhorar até 17% a performance em relação à geração anterior.

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A largura foi aumentada para 23 mm no interior (anteriormente, as Speed 40 e 55 tinham 19 mm de largura), um possível complemento para pneus de 28 mm. Segundo a marca, esta nova largura melhora o desempenho no túnel de vento até 10% em comparação com um uso com pneus de 19 mm.

Fulcrum Speed 57

Outros pormenores habituais da Fulcrum permanecem inalterados, como as cabeças dos raios com tecnologia MoMag (são magnetizadas e evitam assim furar as jantes por dentro, pelo que não necessitam de base) e os cubos com rolamentos cerâmicos USB (Ceramic Ultra Smooth Bearings). Mas, desta vez, a fibra de carbono utilizada é diferente (fibras unidirecionais num módulo FF100).

“O nosso sistema patenteado DRSC é um suporte de plástico específico que surge ‘afundado’ no carbono e que se interpõe entre as ponteiras e o aro, o que garante maior resistência e durabilidade ao sistema”, diz a Fulcrum.

Fulcrum Speed 42

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As novas rodas Fulcrum Speed 42 e 57 apresentam-se com preços a partir de 2.264 euros.

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Imagens: Fulcrum

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