O gravel está na moda, é um facto. Mas também é imensamente divertido! Todas as marcas apostam forte neste segmento com novas bicicletas, componentes e acessórios. É neste contexto que surge esta novidade: as rodas para gravel Campagnolo Levante.

PUB
Mondraker Raze

Pelo que a marca italiana menciona orgulhosamente no comunicado de imprensa que nos enviaram, “este modelo de rodas de carbono, que recebe o nome do vento oriental que sopra no Mediterrâneo, introduz uma série de tecnologias inovadoras no mundo do gravel, e isto torna as rodas adequadas para diferentes tipos de percursos”.

@campagnolosrl

A estética deveria estar num segundo plano, mas na verdade as novas Levante são bastante apelativas visualmente. Isto não é algo que justifique o preço por si só (1.575 euros com núcleo N3W), no entanto o primor com que foram desenhadas e a elevada qualidade de fabrico são argumentos a favor.

Feitas com paixão… e fibra de carbono

As novas rodas Levante são fabricadas sob a conhecida tecnologia H.U.L.C. (Hand Made Ulta-Light Carbon), o carbono mais leve da Campagnolo. E a que se refere a H.U.L.C.?

É um processo de modelamento do carbono (exclusivo da Campagnolo) que permite fazer aros sem defeitos, possibilitando que estes não necessitem de camadas adicionais de pintura. Além disso, esta otimização do material aligeira este tipo de rodas (1.485 gramas) sem reduzir a rigidez, algo fundamental em qualquer disciplina do ciclismo, e essencial no gravel.

Atrás referimo-nos à estética, já que as Levante apresentam um acabamento espelhado chamado Campagnolo Luxury (C-LUX) que não requer pintura, poupando assim peso. Este acabamento é também aplicado no canal da jante, ajudando a garantir o posicionamento dos pneus tubeless.

PUB
Orbea Rier Connect

@campagnolosrl

Características técnicas

O aro da Levante, além de ser assimétrico, como já referimos, conta com o chamado perfil 2-Way Fit da Campagnolo, algo que garante a compatibilidade com qualquer pneu clincher (tubeless ou não).

As dimensões enquadram-se com as últimas tendências, embora vão um pouco mais além: a largura interior de 25 mm (30,6 mm no exterior) permite a instalação de pneus de 38 até 76 mm! (ou entre 1,5 e 3,0″, que é o mesmo). A altura do perfil vai até 30 mm, suficiente para manter um compromisso entre prestações, aceleração e conforto de utilização, refere a marca.

@campagnolosrl

O aro conta com pequenas abas que foram batizadas de Mini-Hook, que faculitam o ajuste entre o pneu e a jante. Isto permite utilizar pressões mais baixas, aumentando a superfície de contacto com o solo e, consequentemente, a aderência e o conforto (maior filtragem do terreno).

Os cubos (de alumínio) contam com rolamentos ajustáveis através do sistema de cone, o que facilita os trabalhos de ajuste e manutenção… Continuando nesse aspeto prático, os raios não apresentam disposições nem encaixes especiais, mas foram dispostos de uma maneira tradicional (cruzada), são de cabeça reta e têm pontas exteriores que facilitam a manutenção (ou substituição).

@campagnolosrl

A roda Levante utiliza de série o núcleo Next 3 Ways (N3W) da Campagnolo, embora também esteja disponível em versões com núcleos Shimano HG e Sram XDR. Outras rodas de carbono para gravel? Lê o especial que encontras mais abaixo neste artigo.

@campagnolosrl

Ficha técnica das Campagnolo Levante

  • Fibra de carbono H.U.L.C
  • Aros com sistema 2-Way Fit
  • Acabamento C-LUX
  • Jante de carbono assimétrica com Mini-Hook
  • Altura do perfil da jante 30 mm, largura interior 25 mm, largura exterior 30,6 mm
  • Cubo de alumínio, rolamentos de cone ajustáveis
  • Compatibilidade de pneus: de 38 a 76 mm
  • Peso: 1.485 gramas
  • Preço: 1.575 euros (núcleo N3W)

Mais info:

Também vais querer ler…

Top 10 rodas de gravel (em carbono): bom desempenho nos trilhos e na estrada?

PUB
Distribuidores Orbea

Estás a gostar do GoRide.pt?

Então subscreve a Newsletter GoRide.pt clicando/tocando na imagem abaixo!

NEWSLETTER GORIDE.PT Newsletter GoRide.pt

Goride Team
Toda a GoRide Team alimenta este site como se não houvesse amanhã :) Damos preferência a tudo o que envolver diversão em cima de uma bike!

    Também vais gostar destes!

    Mais em Acessórios