Estas não serão certamente as rodas Campagnolo mais conhecidas do catálogo da marca, embora seja preciso reconhecer que podem ser das mais espetaculares. Falamos da roda Campagnolo Ghilbi 0.9, uma lenticular que se estreou este ano na pista nos Campeonatos do Mundo em Glasgow.

PUB
Prototype

Se seguiste de perto as provas do mundial, lembras-te certamente da vitória em Omnium de Iuri Leitão… E também podes ter reparado que a seleção italiana corre com o apoio da Campagnolo, dado o acordo entre ambas as partes.

imagem-roda-campagnolo-ghilbi

O destaque aqui vai para a o conceito de fabrico desta nova roda Campagnolo Ghilbi 0.9 em “fitas” de fibra de carbono (Spread Tow), algo que permite obter um peso inferior devido ao uso mínimo de resinas, explica o fabricante.

Por outro lado, o design inovador do canal tipo C21 das novas Ghibli 0.9 permite a utilização de pneus tubeless de 23 a 28 mm. De acordo com a própria marca italiana, o sistema tubeless “proporciona na pista vantagens em termos de desempenho, fluidez e segurança em comparação com a configuração tubular”.

A configuração tubeless garante a máxima facilidade de instalação e manutenção, graças ao design inovador da válvula das Ghilbi… (Campagnolo)

PUB
Giant TCR 2024

Como em qualquer modalidade de ciclismo de estrada, a aerodinâmica tem muito “peso” e em pista coberta a influência é também muito grande: aqui não se pode “brincar” com as relações…

imagem-roda-campagnolo-ghilbi

Esta roda Campagnolo Ghibli 0.9 foi desenvolvida com um “ângulo de queda reduzido”, algo que diminui a área frontal; isto tem um efeito imediato na resistência aerodinâmica, cujo benefício se torna cada vez mais significativo à medida que a velocidade aumenta”, afirma a própria Campy.

imagem-roda-campagnolo-ghilbi

Além disso, a resistência ao rolamento deve ser muito baixa, e a configuração tipo tubeless, juntamente com os rolamentos cerâmicos C.U.L.T., que têm uma nova junta denominada de frictionless, oferece um nível de rolamento mais eficiente, como explica o fabricante.

PUB
Cube Stereo ONE

A roda Ghibli 0.9 é totalmente montada à mão por um operador especializado da Campagnolo e é controlada a 100% com ferramentas de controlo eletrónico.

Ficha técnica da roda Campagnolo Ghilbi 0.9:

  • Material: fibra de carbono com fitas tipo Spread Tow
  • Sistema tubeless
  • Cubo com rolamentos cerâmicos C.U.L.T.
  • Largura: 27,4 mm (externa) e 21 mm (interna)
  • Pneus recomendados: 23 a 28 mm
  • Peso: 990 gramas (cada roda)
  • Preço: A partir de 3.418 euros

Mais info:


Imagens: Campagnolo

Também vais gostar destes!