Diversão em cima da bicicleta… É este um dos lemas da Mondraker, como já sabemos, e é esse o “mandamento” que mais vale quando espreitamos estas duas grandes novidades da marca espanhola: por um lado, a nova trail Mondraker Raze; por outro, a nova Mondraker Foxy Carbon, totalmente vocacionada para o enduro.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Falando da Raze, muitas vezes nos perguntam o que é uma bicicleta de trail. E na resposta concordamos com a Mondraker, no fundo: é um modelo que mistura o que há de melhor para o XC e o que há de melhor para o enduro. O resultado é uma bike mais ágil, também mais pesada, perfeitamente pronta para atacar trilhos um pouco mais exigentes, especialmente a descer.

Ou seja, uma bike que tanto serve para as voltas de XC neste fim de semana como para uma sessão mais radical num bike park mais virado para o enduro ou para as descidas. No vídeo acima estão alguns momentos da nossa experiência com esta bike, versão Carbon RR, no bike park de La Fenasosa, em Espanha com a Mondraker.

Ora, esta Mondraker Raze 2022 inclui quatro atributos, leia-se tecnologias, da marca que são comuns também à Mondraker Foxy Carbon de que falamos mais à frente. São eles:

  • A tecnologia Stealth Air Full Carbon que dá origem ao quadro em fibra de carbono. Neste caso, o quadro fica abaixo dos 2 kg (sem contar com o amortecedor).

PUB
Specialized Levo

  • O sistema de telemetria MIND, uma tecnologia que recorre à app MyMondraker para dar acesso a ajustes da suspensão, desempenho das mesmas e informações tanto das voltas como de coisas mais “fora da caixa” como o tempo que passamos com as rodas no ar…

  • E ainda a Forward Geometry, algo que experimentámos no teste à Mondraker SuperFoxy R e que nesta Raze foi ajustado para que a bike esteja a “meio caminho” entre o trail e o enduro. Uma “testa” com ângulo de 65,5 graus e um ângulo do tubo do selim que anda pelos 76,5 graus. Pelas fotos vê-se bem a diferença.

Gama Mondraker Raze 2022

São três os modelos, todos eles com suspensão frontal com curso de 150 mm e amortecimento traseiro com 130 mm de curso. As restantes especificações diferem entre modelos, como mostra o site da Mondraker:

Mondraker Raze Carbon R

PUB
Beeq

Mondraker Raze Carbon RR 

Mondraker Raze Carbon RR SL

Mondraker Foxy Carbon 2022

O ícone, é como a Mondraker lhe chama. E nesta geração de 2022, além de tudo o que referimos acima, a Foxy Carbon permite mudar a geometria entre duas seleções. Através de um parafuso no link que liga o quadro à suspensão podemos ajustar de 65 para 64,5 graus o ângulo da direção, o ângulo do tubo do espigão de 76 para 75,7 graus e a altura do bottom bracket de -30 para -25 mm.

Também esta bike surge em três “sabores”. A Mondraker Foxy Carbon XR tem suspensão frontal de 170 mm, com 150 mm atrás: suspensão Öhlins, a RFX 36, e o amortecedor TTX Air shock. Mais: transmissão Sram X01 Eagle, rodas DT Swiss EXC1501 Carbon Spline 29, travões Sram G2 RSC brakes componentes ONOFF, o que inclui um guiador Krypton Carbon 1.0.

Por sua vez, a Foxy RR conta com suspensões Fox de 160 mm à frente e 150 mm atrás. Entre outras características que podes consultar no site da marca clicando nos links abaixo, este modelo apresenta-se com grupo Sram GX Eagle, rodas DT Swiss EX1700 Spline 29 e travões Sram G2 R.

Por fim, a Foxy R, com as mesmas suspensões do modelo anterior, mas com Sram NX Eagle na transmissão. Rodas DT Swiss E1900 Spline 29, travões G2 R também e espigão telescópico ONOFF Pija.

PUB
Giant TCR 2024

Mondraker Foxy Carbon XR

Mondraker Foxy Carbon RR

Mondraker Foxy Carbon R

Mais info:

Também vais gostar destes!