Introduzida em 2014, a gama Canyon Endurace é uma referência no segmento, segundo a marca. Mas, volvidos quase dez anos, os modelos Endurace CFR e CF SLX chegam agora com características adequadas ao ciclista moderno: “feita para fazer as distâncias desaparecerem”, afirma a Canyon.

PUB
Beeq

Sob o lema “Go Long”, a Canyon passa a mensagem de que estas novas bicicletas são autênticas “papa-quilómetros”, passando a expressão, claro. Contam com tecnologias provenientes das suas irmãs mais focadas na competição, a Aeroad e a Ultimate, o que se traduz num desenvolvimento da Endurace mais rápida de sempre, explica o fabricante alemão.

O conforto não foi (de todo) descurado. A conceção da nova Endurace CFR, por exemplo, inclui várias camadas de carbono de alto-módulo, e como consequência disso “mais rigidez e leveza”, pontos fortes esses que se associam a componentes topo de gama.

 

Como no endurance e nos granfondos são passadas várias horas no selim, os ajustes e a personalização da bicicleta são primordiais. É por isso que a nova Endurace apresenta-se como elementos como o Aero-cockpit CP0018 da Canyon, com 40 mm de largura, por exemplo, que pode ser ajustado em três níveis. Tem também 15 mm de ajuste na vertical.

PUB
Orbea Genius Dealers

A posição de condução também melhora graças ao sistema “Open Fit” e, no tamanho M, a frente da bicicleta é 27 mm mais alta e 15 mm mais curta, tornando a posição menos ‘racing’ e mais confortável. “Assim o ciclista sofre menos pressão nos ombros e na lombar”, explica a Canyon.

A marca aposta ainda num compartimento integrado no toptube, para que seja possível guardar objetos e inclusive o conjunto de itens e ferramentas que a Canyon envia com a bicicleta.

Trata-se de um kit em forma de “meia” de neoprene e que inclui uma multi-chave, um cartucho de CO2 e também os “desmonta pneus” mais pequenos da Canyon.

Ainda no que toca à aventura, e como nem sempre a estrada é o percurso escolhido, e é por isso que a Endurace surge agora com clearance para pneus de até 35 mm. Aliás, vem de série com pneus de 32 mm atrás e de 30 mm à frente, isto em rodas tubeless ready.

PUB
Giant TCR 2024

As rodas têm 22 mm de largura interna, com exceção do modelo Canyon Endurace CFR WRL, que traz um par de com apenas 21 mm neste capítulo.

Outro dos pontos chave destes novos modelos da Endurace é o novo espigão S15 VCLS 2.0 da marca, desenhado com a única missão de proporcionar ainda mais conforto em cima da bicicleta, garante a Canyon. Um periférico com 20 mm de curso e composto por fibras de carbono flexíveis.

“Vertical Comfort Lateral Stiffness”. Esta foi a tecnologia introduzida no referido espigão de selim. A Canyon explica que desta forma pode dispensar qualquer mini sistema de suspensão, ou ângulos “difíceis” no desenho do quadro, algo que “só traria mais complexidade e peso”, diz a marca.

Já estão disponíveis as várias versões com diferentes montagens de grupos de transmissão (Shimano/Sram/Campagnolo) e diferentes conjuntos de rodas, como é possível verificar no site da marca. Os preços variam entre os 3.299 euros para a Canyon Endurance CF SLX 7 Di2 e os 8.949 euros da Endurance CFR WRL.

Mais info:

Lê também:

Teste GoRide.pt: Canyon Lux World Cup CF 6 2023 [com vídeos]

PUB
KTM

Imagens: Canyon

Também vais gostar destes!