“Baseada nos conceitos de simplicidade, fiabilidade e experiência, a nova gama de transmissão Shimano GRX de 12 velocidades acrescenta mais opções de mudanças e mais ergonomia ao sistema, para que os ciclistas aproveitem da melhor forma as suas voltas de gravel”. É assim que o fabricante japonês espera que este novo grupo explore perfeitamente os 12 andamentos na transmissão.

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Até porque a concorrência da Sram está fora, já com 12 velocidades e acionamento tanto mecânico como eletrónico, sendo este último algo que não existe na gama da Shimano para gravel. 

O grupo Shimano GRX mecânico recebe atualização para as 12 velocidades, sistema que traz um rendimento de alto nível a um preço acessível. (Shimano)

Este novo conjunto Shimano GRX inclui três abordagens diferentes de utilização, tentando chegar ao máximo de perfis de utilizador possível. Existem duas versões monoprato e uma com dois pratos no pedaleiro, sendo que os três sistemas partilham diversos componentes. E são eles que listamos até ao final deste artigo.

Versões 1×12 RX820

Shimano GRX RX820 na configuração 1×12 com cassete 10-51d.

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O novo GRX (designação RX820) monoprato apresenta duas opções de cassete. A primeira é a 10-51d, para ciclistas que querem apenas um prato no pedaleiro mas que não querem prescindir de um leque de relação mais alargado. Possivelmente não querem competir, pelo que os “saltos” maiores entre as relações na cassete não irão causar inconveniente.

A cassete é a 10-51d (CS-M8100-12) que vem da gama XT de BTT, com núcleo MicroSpline e que será usado com o desviador traseiro RD-RX822-SGS (GS).

Shimano GRX RX820 na configuração 1×12 com cassete 10-45d.

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Por outro lado, há a possibilidade de instalar uma cassete mais pequena, a 10-45d (CS-M8100-12), que combina com o desviador RD-RX822-GS. Relembre-se que ambos os desviadores incorporam o sistema de estabilização de corrente Shadow RD+ integrado da Shimano, que proporciona mudanças mais silenciosas e uma gestão mais segura da corrente em terrenos irregulares, diz a marca.

A versão RX820 LA da manete esquerda tem apenas travão e permite adicionar o controlo de um espigão telescópico.

Os cranques RX820-1 são específicos para monoprato e são feitas de alumínio. A construção permite peso de 655 gramas, isto com um prato 40d. Aliás, este prato e o 42d são os dois únicos compatíveis e disponíveis para este sistema.

Também as manetes de acionamento das mudanças e dos travões são novas, naturalmente, com design que promete conforto e ajustado à maioria dos guiadores específicos de gravel.

“Ao reduzir os pontos de pressão e aumentando a superfície, as mãos do ciclista ficam menos fatigadas e haverá mais controlo”, refere a Shimano. A manete esquerda tem diferentes entre os sistemas monoprato e de dois pratos.

Num sistema monoprato, a manete esquerda serve apenas para acionar o travão, com uma variante (LA) que permite controlar também um espigão telescópico, um componente que cada vez marca mais presença nas bicicletas de gravel.

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Versão 2×12 RX820

O prato duplo promete aumentar a amplitude de mudanças e de utilizações. E a Shimano garante que desenhou o novo desviador frontal para um funcionamento mais preciso e suave.

Já os cranques RX820-2) também são diferentes, com apenas uma configuração:48/31d. O peso, evidentemente, é mais alto que nos sistema de um único prato: 721 gramas.

Quanto à cassete, há duas opções, as 11-34d e 11-36d. Como se percebe pelo número de dentes, a tecnologia MicroSpline dá lugar ao sistema HG L2, mais habitual nas bicicletas de estrada. O desviador traseiro é o RX820 também com sistema Shadow RD+.

Versão GRX RX610, a mais barata

A surpresa está no GRX RX620, um conjunto mais acessível e que ainda assim mantém as 12 velocidades.

Mudam os materiais, com pratos em açõ e cranques menos refinados, pelo que o aspeto é um pouco menos exclusivo e o peso aumenta. Por exemplo, os cranques RX610 1×12 pesam 815 gramas (prato 40d) e os RX610 2×12 andam pelos 811 gramas.

Na versão 1×12, os pratos disponíveis são os de 38 e 40d, que podem ser combinados com as cassetes 10-45 e 10-51d como na versão RX820. Por seu lado, o duplo prato é 46-30d.

As manetes também são exclusivas desta série, mas com um acabamento menos apurado e sem a opção de termos o sistema à esquerda para controlar o espigão telescópico.

Travões RX820

Todo o sistema de travões pertencente a esta série recebeu uma reformulação a nível de design e aspeto visual, para que se mantenha “em forma” durante mais uns meses/anos…

Mayor control de frenada con un mayor rango de modulación

Menor ruido del rotor de freno de discos

Otimizou-se o curso para existir mais doseamento na travagem, pois nos trilhos acaba por ser mais difícil bloquear as rodas e parar atempadamente. Há 10% a mais de margem entre as pastilhas e os discos, para tentar reduzir o ruído gerado.

No site da Shimano, link abaixo, encontram muitas outras características de todos estes componentes e conjuntos de transmissão destinados a bicicletas de gravel. Fica apenas a faltar um sistema eletrónico sem fios, como começa a ser habitual nos catálogos da marca nipónica…

Mais info:

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