Sim, é uma bicicleta elétrica; sim, é uma bicicleta capaz de transportar carga; e sim, é uma bicicleta pronta para vários ambientes e tipos de utilização. É a nova Specialized Turbo Tero X, um modelo absolutamente novo no portfólio desta marca e com características bastante particulares.

PUB
Nova Mondraker Dune

Pelo look mais parece uma bicicleta de montanha, mas não tem de ser apenas assim, necessariamente. É um facto que a Turbo Tero X está preparada para “eliminar buracos, suavizar solavancos e comer pedras”, como a própria Specialized afirma, mas a verdade é que se trata de uma e-bike que se pode usar em qualquer ambiente, mesmo até em momentos urbanos.

A marca aventura-se aqui num segmento que tem um público cada vez mais extenso e interessado, que procura uma bicicleta elétrica que possa usar na cidade para transportar tudo e mais alguma coisa, ao mesmo tempo que no fim de semana pode entrar em percursos mais “atribulados”.

É uma suspensão total, com 130 mm na suspensão dianteira e 120 mm na suspensão traseira. Aliás, esta última é um sistema de pivô único, algo menos habitual e que e a marca garante ser o sistema ideal para bicicletas deste género, preparadas para levar carga em transporte e uma maior quantidade de acessórios integrados.

Exemplos disso são os guarda-lamas Drytech presentes de série, que por sua vez acolhem também de origem luzes à frente e atrás. À frente podemos contar com até 1.000 lúmens, atrás com um sistema de iluminação sensível à velocidade e que ajusta o brilho quando é detetada desaceleração.

PUB
Prototype

Outro ponto importante e que vale a pena mencionar é o espigão telescópico também de série, uma adição face a modelos como a Tero “normal”, por exemplo, depois de recolhido o feedback da parte dos utilizadores. É que é referido que o espigão telescópico serve também para ajudar à entrada e saída da bicicleta.

Quanto ao motor, entram ao serviço as unidades Specialized 2.0 e 2.2 que os engenheiros deste fabricante adaptaram à estrutura desta nova Tero X e para o transporte de até 22 kgs (no suporte traseiro). 

A autonomia anunciada é de até seis horas (sempre dependendo do tipo de utilização e dos modos de assistência à pedalada selecionados) e a bateria pode ser retirada para ser recarregada em em casa, dado até o peso desta Turbo Tero X, que anda entre os 26 e os 27 kgs.

A acompanhar está o ecrã Mastermind da Specialized para registo e controlo de informação, além de apresentar o modo selecionado a cada momento e permite fazer as contas de que autonomia resta consoante o uso que está a ser dado à bicicleta.

PUB
Nova Mondraker Dune

E, tal como em muitas outras e-bikes deste fabricante, tudo funciona em sintonia com a app para smartphone Mission Control, que disponibiliza várias funcionalidades, entre elas o sistema antiroubo da marca (que funciona com alarme por movimento integrado na bicicleta).

Existem três versões desta nova Specialized Turbo Tero X 2023. São as seguintes, sendo que no site da marca, link abaixo, estão todas as especificações em pormenor:

Specialized Turbo Tero X 6.0 – 5.450 euros

Specialized Turbo Tero X 5.0 – 4.560 euros

Specialized Turbo Tero X 4.0 – 3.850 euros

PUB
Nova Mondraker Dune

Mais info:

Também vais querer ler…

Teste GoRide.pt: Specialized Diverge STR Expert 2023 [com vídeos]

Também vais gostar destes!