O dia de hoje marca um momento muito especial para a Pinarello com a apresentação oficial de duas novas bicicletas de granfondo, uma categoria que está nas tendências para 2024 e que parece ser “objetivo” de todas as grandes marcas. Se há alguns minutos mostrámos a Dogma X, o modelo com pretensões mais competitivas, agora é a vez da X-Series, com algumas semelhanças face à Dogma X, mas com um foco menos racing…

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A nova X Series é uma bicicleta que, sem abandonar o espírito de corrida que a Pinarello sempre apresenta, está mais voltada para o ciclista descontraído, que deseja uma bicicleta apenas para desfrutar de um passeio com os amigos, ou perder a conta às horas em cima da bicicleta… Uma construção de quadro diferente, mas apetrechada de tecnologia, é o que diferencia esta X-Series da Dogma X…

Claro, e evidentemente, a X-Series situa-se num patamar inferior à Dogma X, tanto em termos de desempenho como de preço. Vamos agora destacar o que há de mais notável nesta nova X-Series…

Pinarello X Series: em destaque

Se na Dogma X o sistema especial de flexão dá pelo nome de X-Stays, na X Series a Pinarello atribui-lhe o nome de Flexi-Stays 2.0. E, como poderás concluir, o nome ao ser diferente indica que o sistema não é exatamente o mesmo, embora à primeira vista o possa parecer.

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O da X Series foi projetado para oferecer um pouco mais de absorção de impacto, embora isto implique alguma perda de rigidez. No entanto, perder alguma rigidez não significa que este quadro seja excessivamente flexível… longe disso, garante a marca.

Apenas fica ligeiramente abaixo do sistema da Dogma X. Como podes observar nas imagens, o Flexi-Stays 2.0 perde a característica ‘X’ presente no quadro da Dogma X, o que proporciona um pouco mais de capacidade de absorção a este sistema, dizem. A disposição das camadas de carbono também contribuem para esta função, bem como o facto de o quadro da X Series ser construído com fibras de carbono de diferente categoria da utilizada na Dogma X.

Mais especificamente, são utilizados dois tipos de fibras de carbono que resultam em diferentes séries dentro da gama: há um quadro construído com fibra de carbono Toray T900 (usada nos acabamentos T9 e T7), que promete melhor relação entre leveza, absorção de impacto e rigidez, e outro quadro com fibra T700 (para o acabamento T5), que dá primazia ao conforto acima da leveza e/ou rigidez. Nota de que a Dogma X era construída com fibras T1100 1K…

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Assim como na Dogma X, o clearence aqui também cresceu para permitir pneus de até 35 mm. A Pinarello afirma que as duas últimas edições da Paris-Roubaix foram vencidas com pneus de 32 mm… fica aqui a dica.

A geometria da X Series difere um pouco da Dogma X: nesta última, a geometria (chamada de endurance) mantinha as dimensões do quadro, mesmo com foco no conforto, procurando uma posição mais racing para os ciclistas mais agressivos… No caso da X Series, a geometria responde ao apelido de endurance+, priorizando o conforto, com dimensões um pouco mais descontraídas…

Por exemplo, a altura do quadro (stack) no tamanho 51 é de 575,8 mm e o alcance (reach) é de 372,5 mm. Na Dogma X, estas medidas são de 568,4 mm e 381,2 mm, respetivamente. Desta forma nota-se que a posição na X Series é um pouco mais vertical.

Uma gama completa

Com três séries (T9, T7 e T5), o número de versões é bastante extenso… Adicione-se a isto mais cinco cores de quadro e nove tamanhos disponíveis, além das diferentes opções em termos de transmissões, rodas, componentes e periféricos.

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O nível de componentes é inferior ao da Dogma X, embora as gamas mais exclusivas das principais marcas estejam representadas. Podes optar por transmissões Shimano Ultegra, 105… o que efetivamente resulta em preços mais baixos do que os da Dogma X.

Perguntámos ainda aos responsáveis da Pinarello o que esperavam das vendas de um ou outro modelo: a resposta foi que, em termos de volume de unidades vendidas, a X Series estará acima da Dogma X, embora em termos monetários o fabricante italiano não estivesse tão certo. Mas com esta informação retiramos as conclusões sobre o tipo de utilizador que vai adquirir esta gama de bicicletas…

Mais info:

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Imagens: Pinarello

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