O motor Mahle X20 é o principal “trunfo” desta nova Orbea Gain para 2023, a mais recente elétrica de estrada da marca espanhola. A equipa de engenharia da Orbea trabalhou de perto com as equipas de desenvolvimento do propulsor para uma afinação que debita 55 Nm e dá “um feeling muito natural ao uso da bicicleta”, explicam.

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E outra novidade é o facto de todos os modelos da bicicleta, com quadro tanto em alumínio como em carbono, partilharem a bateria de 350 Wh, que substitui a de 250 Wh que está nas da geração anterior.

Nova Orbea Gain 2023 com quadro em carbono.

Nova Orbea Gain 2023 com quadro em alumínio.

“Um aumento da capacidade desta unidade, mas sem elevar o peso total da Gain”, afirma a Orbea, que aponta a que a autonomia tenha subido cerca de 50 % entre recarregamentos.

São três os modos de assistência à pedalada possíveis de selecionar, e a marca avança três descrições correspondentes para os caracterizar em termos de autonomia. No nível um é referido que um ciclista de 70 kg conseguirá subir cerca de 4.000 D+ com uma única carga.

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Depois, nos níveis 2 e 3 será possível fazer 3.000 e 1.500 D+, respetivamente, e consoante as informações oficiais da Orbea. Isto numa bicicleta que na versão mais leve pode pesar apenas 11,5 kg. E o Range Extender disponível em separado tem 171 Wh e pode ser recarregado no computador via USB e com uma docking station própria.

A dar apoio ao funcionamento do sistema, integrado no tubo superior está o Mahle Top Tube Control Center, com um pequeno ecrã para mostrar dados como o modo selecionado, o estado das luzes integrados na traseira do quadro e a autonomia momentânea. Há compatibilidade com ligações ANT+ e Bluetooth a ciclocomputadores.

Por falar nisso, em separado está também disponível o Mahle Pulsar One, um ciclocomputador bastante compacto que pode ser instalado no suporte de guiador próprio desta Orbea Gain, que também integra uma luz frontal.

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Quando a detalhes na bicicleta, destaca-se o clearance para uso de pneus de té 35 mm (a pensar numas voltas de gravel…?), escoras 5 mm mais curtas face à geração anterior e mais um tamanho de quadro disponível. São agora seis tamanhos, do XS ao XXL.

A nova gama de 2023 da Orbea Gain é grande, sendo que é possível personalizar a pintura e selecionar alguns componentes à nossa medida através do programa MyO da Orbea. São seis versões com quadro em carbono (preços desde 5.499 euros) e cinco versões com quadro em alumínio (preços desde 2.999 euros).

A tabela abaixo mostra os preços e um resumo das especificações e materiais em cada versão, mas aconselha-se uma visita ao site da Orbea para conferir todos e mais alguns detalhes desta nova elétrica de estrada.

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