A Lapierre é até agora uma das poucas marcas que já lançou modelos novos de BTT, num momento em que parece que a maior parte delas opta por atrarar lançamentos devido à escassez de bicicletas… E entre estas novidades está a Lapierre Prorace CF que encontrámos no Sea Otter Europe!
Esta nova Lapierre Prorace CF chega com o “rótulo” de hardtail puro-sangue e foi nos mostrada na feira, no passado fim de semana, pela própria Brand Marketing Manager da Lapierre, Muriel Bouhet, que é uma experimentada praticante de BTT e XC. Relembramos a entrevista que lhe fizemos por alturas do Titan Desert...
“Atenção ao design dos tirantes na união dos mesmos com o top tube, num sistema idêntico ao da Xelius de estrada”, mostra-nos Muriel sobre o ponto mais em destaque na bicicleta. É o conceito 3D Tubular (assim lhe chama a Lapierre) que já vimos nas bicicletas de estrada e que agora passa para a Prorace.
O objetivo passa por separar os tirantes do tubo de selim, melhorando a flexibilidade da bike e fazer com que as vibrações que chegam aos tirantes sejam distribuídas pelo tubo horizontal, e isto sem que cheguem ao selim, na verdade. Resultado: mais comodidade, explica a marca.
O quadro é fabricado com a fibra de carbono Torayca UD, sendo composto por mais de 300 peças. Leveza garantida, referem, ao mesmo tempo que se procurou ter mais rigidez e uma reatividade acima da média, favorecendo a aceleração.
A geometria do quadro segue as tendências mais recentes em modelos hardtail. Direção a 68º, reach de 435 mm (no tamanho M) e distância entre eixos de 1.114 mm (também no M). As escoras são mais curtas que no passado, com apenas 420 mm.
Outros elementos que levam a Prorace na direção do XC técnico são o guiador de 740 mm e um avanço bastante curto, com 60 ou 70 mm, dependendo do tamanho do quadro.
Estão montados pneus de 2,35”, algo que não é assim tão habitual em modelos de XC. Muriel refere sobre este aspeto que “são as mais recentes tendências que levam a marca neste caminho, apesar de esta medida trazer um pouco mais de peso e acabar por trazer dificuldades em momentos em que é preciso rolar”.
A gama inclui cinco versões da Lapierre Prorace CF, com preços distintos, naturalmente. A topo de gama é a Prorace CF 9.9, na qual destacamos as rodas em fibra de carbono Lapierre XC SL com perfil assimétricos de 27 mm.
Nesta versão a transmissão assenta no conjunto eletrónico Sram X01 AXS, a suspensão é a RockShox SID SL Ultimate de 100 mm, os travões uns Sram Level TLM. Ainda que inclua componentes e material de topo, esta CF 9.9 apresenta-se com preço de 6.499 euros. A gama começa nos 2.299 euros.
Mais info:
Também vais querer ler…
Muriel Bouhet em entrevista: ‘Ser praticante de BTT ajuda-me a entender melhor o mercado.’