A mais recente novidade no catálogo da Canyon não está para “brincadeiras”… O objetivo é bastante claro: vencer na pista! Falamos da nova Canyon Speedmax CFR Track, “a bicicleta mais rápida de sempre” do fabricante alemão, uma “obra de arte recheada de tecnologia de ponta”, dizem.

PUB
Novidades Trek 2024

Por onde começamos? Pelo começo, claro, e esse foi há cerca de dois anos, altura em que a marca decidiu criar a sua melhor bicicleta de sempre para a pista, e com isto registou números impressionantes: 442 processos em supercomputador, 312 análises no túnel de vento e 155 horas de testes em pista.

“A competição faz parte do ADN da Canyon. Perguntámos aos nossos atletas: que tipo de bicicleta precisam para vencer corridas?”, conta Lukas Schuchnigg, o líder de desenvolvimento da Speedmax Track CFR.

O processo começou no design e com a estreita colaboração entre engenheiros e a equipa nacional de pista da Dinamarc. Isto apesar de, inicialmente, a Speedmax tenha sido pensada para a atleta Chloé Dygert, aquando da sua chegada à equipa de pista Canyon/Sram.

PUB
Specialized Levo

Chloé venceu por oito vezes o campeonato mundial de pista, pelo que era a “cobaia” ideal para moldar aquilo que poderia vir a ser o caminho desta nova bicicleta. Na pista “tudo se resume ao essencial, a aerodinâmica e a rigidez, é a bicicleta na sua forma mais pura”, podemos ouvir no vídeo acima…

Com velocidades a rondas os 70 km/hora, a aerodinâmica assume um papel fulcral em pista. Os engenheiros que trabalharam este importante “pormenor” foram vários especialistas de renome da Swiss Side.

Um dos pontos fortes (e característicos) desta nova Speedmax CFR Track é a forqueta que “apresenta uma forma perfeitaem redor da roda da frente, otimizando o fluxo de ar”. Tudo dentro das regras UCI, confirma o fabricante.

PUB
Novidades Trek 2024

Além de uns impressionantes 8,24 kg de peso, o resultado é a bicicleta mais rápida de sempre da Canyon, desde os princípios aerodinâmicos à forma de transferência de potência que é gerada pelos ciclistas. “Seja qual for a métrica utilizada nos testes, a Speedmax CFR Track é a bicicleta mais rápida que já fizemos”, referem.

E um dos componentes mais importantes nesta montagem está sem dúvida nas rodas, neste caso as primeiras rodas de marca própria da Canyon, desenvolvidas para conferirem “altos níveis de rigidez e resistência mínima ao rolamento”, diz a marca.

Estas estão também otimizadas para “calçarem” pneus clincher de 25 mm de largura, que aqui são os Continental Grand Prix 5000 TT TR com o famoso composto de borracha BlackChili. Tubeless ready.

Powermeter SRM

Tanto para o desenvolvimento como para os treinos dos atletas, os números são importantes, e um desses valores é o da potência. Responsável por medir de forma fiável e fidedigna, segundo a marca, está o medidor de potência da SRM, “que mede a potência usando sensores integrados em ‘aranha’, com precisão de mais ou menos 1% tudo sem necessidade de recalibração”.

PUB
Specialized Levo

Kappstein Pro Line Elite

A Canyon optou por conjugar o potenciómetro SRM com um prato frontal da Kappstein, o Pro Line Elite. Fabricado em alumínio (7075/T6), a marca diz que estes são revestidos com um acabamento destinado ao mais alto rendimento.

Extensores de carbono personalizáveis

Correr na pista é muito diferente de correr em contrarrelógio na estrada aberta. A Canyon sabe disso, tanto que os extensores receberam também muita atenção por parte de engenheiros e atletas.

Com a aerodinâmica e o conforto em vista, os extensores apresentam formas ergonómicas e ajustáveis, e ainda aumentam a área de contacto nos apoios de braços, que são feitos de carbono, como seria de esperar.

Não esquecer que também existe a opção de adquirir esta Canyon Speedmax CFR Track com um guiador convencional, e também com uma roda frontal de perfil alto não fechada. O preço? No site da Canyon surgem… 17.849 euros!

Mais info:

Lê também:

Canyon tem nova sede na Alemanha: os Canyon.HQ!

Imagens: Canyon

Também vais gostar destes!