Já muito por aqui falámos da nova Canyon Spectral. Indo mais longe, temos uma review completa e um vídeo brutal da versão Mullet CF 8 da bike, vale mesmo a pena ver. Está aqui! Este é um modelo que nos traz três opções diferentes de combinação de rodas, o que muda um pouco o panorama das bicicletas trail que também dão para enduro.

PUB
TrekFest 2024

Agora, a marca alemã volta a surprender dentro da família Spectral. Falamos da nova Spectral 125, apresentada hoje e já disponível, que existe em cinco versões distintas, todas elas com roda de 29” e uma característica bastante especial e que a distingue da Spectral “normal”: o curso de 125 mm no amortecedor traseiro.

Canyon Spectral 125 CF 9

Segundo a Canyon, este curso reduzido atrás gera “mais agilidade em terrenos sinuosos, isto sem perdas de performance por mais exigente que seja o trilho”. O “segredo” está, contudo, em apresentar uma geometria toda ela muito reativa, reduzindo um pouco o curso, visto que muitas vezes este nem é de todo utilizado na sua capacidade máxima, referem.

O quadro das Canyon Spectral 125 2022 mostra a preocupação de manter uma boa dose de rigidez e outra boa dose de eficiência na pedalada, sendo também mais compacto. Diz a Canyon que este é um quadro com mais anti-squat”.

O ângulo de direção fica-se pelos 64 graus, uma característica típica de bicicletas trail, o que dá um ligeira ideia do que a marca pretende: distanciar-se do desempenho de uma Neuron, por exemplo, e isto sem apresentar cursos de suspensão demasiado extensos. 

PUB
TrekFest 2024

O quadro em carbono desta bike é mesmo full carbon e tem 2.500 gramas, segundo diz a marca. Certamente que o peso total também não é exagerado, visto que, como já foi referido, o quadro é mais compacto e a suspensão traseira tem menos curso. Os engenheiros da Canyon inserem esta Spectral 125 na categoria 4, a mesma em que está a Strive de enduro.

Tal como a Spectral normal, todos estes modelos em carbono e com a designação CF recorrem a rolamentos de selagem dupla, assim como a um sistema de cablagens totalmente interno. O habitual flip-chip permite ajustar os ângulos da direção e do selim meio grau e subir ou baixar o pedaleiro até 8 mm.

Por outro lado, a pensar nas bolsas menos abastadas, a nova Spectral 125 2022 também existem com quadro em alumínio. Estas versões AL tem quadro com 3.000 gramas e diz-se que não há grande diferença de comportamento face às CF. O ângulo de direção e o pedaleiro estão na mesma configuração LO da Spectral 125 CF, e isto sem presença do flip-chip.

PUB
Prototype

Canyon Spectral AL 6

Existem assim cinco versões da Canyon Spectral 125, duas com quadro em alumínio e três com quadro em carbono. A gama começa na AL 5, com transmissão Shimano Deore 12x, suspensão frontal RockShox 35 Gold e amortecedor RockShox Deluxe Select. Balança com total de 15,7 kg e preço nos 2.599 euros. É a mais barata.

No extremo oposto está a topo de gama, a Spectral 125 CF 9, equipada com transmissão eletrónica Sram GX AXS, suspensões Fox Factory e rodas de carbono DT Swiss XMC 1501. Estas e outras características ajudam a compor uma trial fantástica, ao que parece, que pesa apenas 13,8 kg, pelo que diz a Canyon. O preço é de 5.999 euros.

Pelo meio estão disponíveis outros três modelos: a AL6, também em alumínio, com suspensões Fox Performance, transmissão Shimano SLX e rodas DT Swiss LN (3.099 euros), e outras duas em carbono, a CF 7 e a CF 8, com preços de 3.599 e 4.649 euros, respetivamente.

Todas as especificações estão ao pormenor no site da marca, link abaixo.

Mais info:

PUB
Orbea Genius Dealers

Também vais gostar destes!