Quem não tem como desejo ter na garagem uma bicicleta de BTT saída diretamente da competição e igual àquela com que andam os profissionais? Para dar resposta a essa intenção, eis que a marca alemã faz o que faltava fazer: colocar à venda a nova Canyon Lux World Cup 2022, a bicicleta que é utilizada em competição tanto na Taça do Mundo de XCO como nas mais importantes competições de XC maratona do mundo. Nas mãos dos atletas das equipas oficiais da Canyon, claro!

PUB
GoGadget.pt

São quatro modelos com componentes, material e preços distintos, dois deles em que o quadro é o CFR e outros dois em que é o CF, mais acessível em termos de custo. E é assim inaugurado um segmento no catálogo da marca que vai fazer com que tenhamos acesso às “máquinas” mais rápidas a preços perfeitamente equivalentes ao que encontramos normalmente nas BTTs topo de gama. E “cheiram” tanto a competição!

Loana Lecomte em ação na Taça do Mundo de XCO.

A Canyon refere mesmo que o Lux World Cup CFR pode mesmo ser “o quadro de suspensão total mais leve do mundo”, com 1.535 gramas (segundo as normas DIN). São 127 gramas a menos que o modelo anterior, e ao mesmo tempo que é reforçada a rígidez e são seguidos todos os standards da Categoria 3 da Canyon, aquela que corresponde aos modelo de trail. E os rolamentos utilizados são os muito exclusivos CeramicSpeed SLT.

Pormenor do quadro CFR com rolamentos CeramicSpeed de auto lubrificação.

Por sua vez, o quadro CF (1.925 gramas) também se mostra leve tendo em conta o segmento, mas apostando em fazer baixar o preço da bicicleta. As características e a geometria de ambos os quadros são idênticas, contudo, o que muda afetando o peso é mesmo a fibra de carbono usada e as técnicas de fabrico.

O objetivo desta nova Canyon Lux World Cup é mesmo melhorar a performace a subir: não é que a bicicleta não “saiba” descer, a questão é que a marca quis fazer evoluir a cinemática e os registos anti-squat, e isto com ligeiros ajustes na posição do amortecedor e do sistema de apoio ao mesmo.

PUB
Specialized Enduro LTD

O reach está 15 mm maior em todos os tamanhos de quadro e o ângulo de direção foi reduzido para os 68.5 graus, ou seja, 1.5 graus a menos face à geração anterior. Isto combina com um avanço mais curto para fazer com o que ciclista fique mais ao centro da bicicleta e consiga ter mais controlo, explica a Canyon. As escoras também estão mais curtas 5 mm em todos os tamanhos.

Um último pormenor está relacionado com o tubo do selim, que foi encurtado em 10 mm para haver mais espaço para manobrar em trilhos técnicos e também para que seja possível instalar espigões telescópicos com mais curso. Outro ponto a ter em conta é a possibilidade de transportar dois bidons no quadro mesmo no tamanho XS.

Sam Gaze em ação!

E a Canyon ostenta orgulhosamente que este novo modelo foi desenvolvido graças ao feedback dos atletas que a marca patrocina e coloca em competição através das equipas Canyon CLLCTV, Alpecin Fenix e Canyon MTB Racing. Verdadeiras máquinas!

Aqui fica um resumo das listas de especificações de cada uma das quatro versões da nova Canyon Lux World Cup 2022, mas podes ver tudo ao pormenor no site oficial da marca (link abaixo), site este onde estão as bicicletas disponíveis para compra direta, como é normal com este fabricante alemão.

Ficha técnica dos quatro modelos:

Canyon Lux World Cup CFR LTD (9,8 kg)

Quadro: Carbono CFR // Suspensão frontal: Rock Shox SID SL Ultimate 100 mm // Amortecedor: Rock Shox SID Luxe Ultimate 100 mm // Transmissão: SRAM XX1 Eagle AXS // Rodas: DT Swiss XRC1200 Carbon // Travões: SRAM Level Ultimate // Preço: 8.249 euros

Canyon Lux World Cup CFR Team (10 kg)

Quadro: Carbono CFR // Suspensão frontal: Fox SC 32 Factory 100 mm // Amortecedor: Fox DPS Factory 100 mm // Transmissão: Shimano XTR // Rodas: DT Swiss XRC1200 Carbon // Travões: Shimano XTR // Preço: 7.249 euros

Canyon Lux World Cup CF 7 (11,6 kg)

Quadro: Carbono CF // Suspensão frontal: Fox SC 32 Performance Elite 100 mm // Amortecedor: Fox DPS Performance Elite 100 mm // Transmissão: Shimano XT // Rodas: Reynolds TR 309/289 carbon XC // Travões: Shimano XT // Preço: 4.499 euros

Canyon Lux World Cup CF 6 (12,1 kg)

Quadro: Carbono CF // Suspensão frontal: Fox SC 32 Performance 100 mm // Amortecedor: Fox DPS Performance Elite 100 mm // Transmissão: Shimano SLX // Rodas: DT Swiss XR1900 // Travões: Shimano SLX // Preço: 3.599 euros

Mais info:

PUB
Catlike

Estás a gostar do GoRide.pt?

Então subscreve a Newsletter GoRide.pt clicando/tocando na imagem abaixo!

NEWSLETTER GORIDE.PT Newsletter GoRide.pt

Goride Team
Toda a GoRide Team alimenta este site como se não houvesse amanhã :) Damos preferência a tudo o que envolver diversão em cima de uma bike!

    Também vais gostar destes!

    Mais em Bikes