Foi ainda há pouco tempo que a marca suíça lançou a Roadmachine AMP, a sua bicicleta de estrada com motor e dedicada exclusivamente ao asfalto, como seria de esperar. Agora, a novidade é outra: a Roadmachine AMP X 01, em que a letra X significa que a sua utilização vai além da estrada…

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É isso mesmo. Na apresentação oficial da bicicleta ficámos a perceber que esta Roadmachine AMP pode ser vista como uma allroad (não é uma gravel, atenção…). Ou seja, destina-se à estrada, naturalmente, mas permite andar em estradões e outros caminhos fora de estrada “ligeiros”.

Para tal, os pneus da bicicleta (aqui sim um modelo para gravel…) são mais adequados a este uso que os que encontramos na Roadmachine “normal”, mais largos (35 mm) e com características que dão um pouco mais de tração fora de estrada.

Durante a sessão de apresentação acabámos por colocar a questão: “Mas por que não lançar uma gravel, sendo assim?”. A resposta é que “a BMC acha mais oportuno, neste momento, introduzir uma bicicleta com estas características”. Mas não deixam de lado a ideia de mais à frente lançarem uma e-gravel. Estaremos atentos!

A BMC Roadmachine 01 AMP X foi submetida a testes de impacto exigentes, para garantir tranquilidade a rodar em terrenos de gravel ‘suaves’… (BMC).

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Vamos então por partes. O quadro, belo como sempre, existe apenas na versão feita com a mais exclusiva fibra de carbono 01 premium da BMC. Foi testado para garantir que “aguenta” a pedalada em terra batida. Está integrada uma bateria com 360 wh de capacidade.

O design do quadro apresenta uma geometria que encaixa perfeitamente na categoria endurance, com medidas um pouco mais “descontraídas” para reforçar o conforto: tubo de direção de 154 mm, reach de 383 mm (tamanho 54). Aceita pneus de até 38 mm.

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Ainda que tenha sido desenhado a pensar na presença de um motor, o conceito TCC Endurance (Tuned Compliance Concept Endurance) está presente, tentando encontrar “equilíbrio entre filtragem das vibrações/impactos e rigidez que não faça dispersar a força feita nos pedais”. “A flexão de partes como o espigão, o próprio tubo do selim e os tirantes superiores do triângulo traseiro fornecem um pouco dessa ‘absorção’ mencionada”, referem.

Outro pormenores interessante no quadro que a diferencia da sua “irmã” do asfalto é a presença do avanço especial ICS MTT com suspensão (até 20 mm de curso), algo que é herdado das gravel da marca. E este elemento permite incorporar suportes no guiador para o ciclocomputador e para luzes.

Motor TQ-HPR50

Este motor (que é tido como um dos mais desejados do momento pelo pouco ruído que produz…) é outra diferença face à BMC Roadmachine AMP ‘normal’, até porque esta tem instalada uma unidade Mahle X20 integrada no eixo da roda traseira.

Na apresentação da bicicleta a marca referiu que este TQ-HPR50 é perfeito para esta bicicleta por uma razão muito simples… Trata-se de um motor ainda pouco conhecido, que não surge em muitos modelos, algo que se adequa bem a uma bicicleta também bastante exclusiva como esta BMC Roadmachine AMP X. O desempenho desta unidade assenta em 50 Nm.

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Dizem os criadores deste TQ que se trata do sistema mais leve do segmento, pesando 3.900 gramas (o motor em si tem 1.850 gramas). E a sua construção com base na tecnologia Pin-Ring torna-o muito silencioso. Assim, um pouco também por causa do motor, o quadro e todos os restantes elementos da bicicleta ficam-se por 12,9 kg na versão AMP X 01 ONE e 13,3 kg no caso da TWO 13,3 kg. Relembramos que se trata de uma bicicleta elétrica.

Equipamento e versões

De momento surgem apenas duas versões da bicicleta, ambas com transmissão eletrónica. “Esta é a forma mais eficaz de tirar todo o potencial de um bicicleta com motor”, opina a BMC, pois o conceito eletrificado funciona melhor quando é possível controlar e configurar a transmissão.

E esta nova BMC Roadmachine AMP X apresenta outros pormenores “deliciosos”. Destacamos a integração de uma luz LED no espigão de selim, por exemplo, um elemento que vai buscar energia à bateria do sistema.

Por falar em integração, o uso do avanço ICS MTT “obriga” ao uso de um cockpit composto por duas partes: guiador e o referido avanço. Não é tão integrado quanto outros que sejam compostos por uma peça só, mas os cabos estão perfeitamente dissimulados na frente da bicicleta.

O pequeno ecrã de controlo do sistema elétrico (com 2”) também surge integrado, neste caso no tubo superior. É aqui que aparece toda a informação relacionada com o funcionamento do motor, da bateria, dos modos de condução, etc.

BMC Roadmachine AMP X 01 ONE

São duas versões, como já referimos. A BMC Roadmachine AMP X 01 ONE, por 8.499 euros, é a topo de gama, com transmissão eletrónica Sram Force XPLR eTap AXS e outros componentes exclusivos como as rodas CRD em fibra de carbono, por exemplo. Está tudo detalhado no site oficial da marca.

BMC Roadmachine AMP X TWO

Por sua vez, a Roadmachine AMP X 01 TWO custa 7.499 euros, também conta com transmissão eletrónica (Sram Rival XPLR eTap AXS) e aqui as rodas já são em alumínio, são as XRD, com os restantes componentes a acompanharam o patamar de preço. Link abaixo.

Mais info:

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