Josep Betalú tem a honra de ter sido o primeiro e único vencedor desta prova, visto que o Titan Desert Arábia Saudita só se disputou em 2020 (em 2021 foi cancelado devido à pandemia…). O espanhol é assim uma figura indiscutível na Titan Series: tem também quatro edições do Titan Desert Morocco a seu crédito.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

A segunda edição do NEOM Titan Desert Arábia Saudita arranca esta terça-feira, com quatro etapas a prometerem muito espetáculo à espera dos corredores. Fica a conhecer todos os pormenores sobres as tiradas neste link do artigo publicado no GoRide, mas em baixo deixamos o vídeo sobre a primeira etapa.

STAGE 1 I NEOM TITAN DESERT SAUDI ARABIA 2022

Para este ano, a inclusão nos NEOM Beach Games fez com que, além da mudança de nome, a expetativa fosse máxima, com as 220 inscrições a esgotarem em tempo recorde.

Josep Betalú, vencedor em 2020

Entre os inscritos está o campeão espanhol David Valero, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio e número 1 do ranking mundial de XCO, que acrescenta glamour (caso falte) a esta prova, fazendo a sua estreia na Titan Series. Terá ao seu lado o seu “patrão”, Carlos Coloma.

David Valero, um dos principais nomes na prova, fará a sua estreia na Titan Series.

PUB
Orbea Genius Dealers

Para que se perceba a expetativa gerada e a vontade de experimentar novas sensações, a lista de atletas de topo é extensa: Julen Zubero, Haimar Zubeldia, Oriol Colomé, ‘Triki’ Beltrán, Roberto Bou, Melcior Mauri (nome bem conhecido do ciclismo português, com passagem pelo Benfica e Milaneza-MSS e vencedor da Volta ao Algarve) estarão presentes.

Na categoria feminina, a qualidade das atletas também é elevada: Ariadna Ródenas (foto em cima), presença regular na Titan Series, Muriel Bohuet e Misha Sekulova estão entre as favoritas à vitória final.

A poucas horas do início da prova, deixamos algumas pequenas notas sobre a “linguagem” da Titan Series.

PUB
Prototype

Sabias que…?

  • Posto de Hidratação: Área onde os corredores abastecem os seus bidões ou reservatórios nas mochilas com água e bebidas isotónicas. Estão distribuídos em vários pontos ao longo da corrida.
  • Controlos de passagem: Pontos de passagem obrigatórios no percurso.
  • Fóssil: Pedra fóssil polida deixada pelos Titãs que completam o evento.

  • Fora de pista: terreno não pavimentado ou traçado, mas no qual um corredor pode circular.
  • Lenda: Categoria alcançada por Titãs que atingiram 3.500 quilómetros nos percursos nas diferentes provas da Titan Series. Corredores que ultrapassam cinco mil quilómetros serão Titan Legend Platinum (lenda platina). Os que ultrapassarem os dez mil serão Titan Legend Diamond (lenda diamante).
  • Oxagon: Cidade no NEOM, Oxagon será um paradigma, em que pessoas, indústria, tecnologia e natureza se unem. Um lugar onde pessoas inovadoras e empreendedoras podem trazer as suas ideias para o mercado e onde convivem com outras pessoas, comunidades e comércio.

  • Heading: Direção em que um participante se move em relação aos quatro pontos cardeais.
  • The Line: É uma revolução urbana que dá prioridade ao bem-estar das pessoas. A sua arquitetura de 200 metros de largura e 170 quilómetros comprimento oferece uma experiência urbana sem precedentes e redefine as cidades do futuro.

  • Track: Caminho a seguir marcado no GPS.
  • Trojena: Um destino de montanha único para desfrutar durante todo o ano. Trojena será um destino turístico inédito, com montanhas de mais de dois mil metros de altitude que se fundem com uma paisagem urbana desenvolvida.
  • Waypoint: Um ponto no solo calculado através das suas coordenadas de longitude e latitude, expressas em graus e minutos decimais.

Mais info:

Também vais querer ler…

ŠKODA Titan Desert Morocco 2023: inscrições abertas! [com vídeo]

Fotografias: Titan Desert Arábia Saudita e Almería

PUB
Beeq

Também vais gostar destes!