A última prova do ano da Titan World Series começa a 6 de dezembro e o percurso foi apresentado. A organização não hesita em prometer algo em grande: “Uma corrida deslumbrante, emocionante, exigente e surpreendente.” Mais de 400 quilómetros divididos por quatro etapas, disputadas nas paisagens de NEOM.

PUB
Beeq

A Titan World Series ruma assim à Arábia Saudita – um regresso após a corrida em 2020 – para o último grande desafio do ano para os amantes do BTT. Serão mais de 200 corredores que partirão num ambiente de contrastes como o de NEOM, com desfiladeiros, areia, montanhas e uma costa próxima do Mar Vermelho.

“Todas as nossas aventuras procuram ser únicas e acreditamos que desta vez realmente conseguimos”, explicou Jesús García, CEO da Titan World Series. E acrescentou: “Vamos andar onde ninguém andou, num ambiente que vai deixar os participantes de boca aberta e de mãos dadas com um projeto como é o de NEOM, revolucionário e à frente do seu tempo. Será uma experiência sem igual.”

A organização destaca ainda que a NEOM Titan Desert será também o ponto final dos NEOM Beach Games. Esteve evento começou em outubro, contemplando modalidades tão diferentes como o kitesurf, futebol de praia, basket 3×3 e triatlo. Agora será a vez do BTT.

PUB
KTM

As etapas

Mas vamos então conhecer ao pormenor o percurso da NEOM Titan Desert – com a ajuda de curtos vídeos -, que já se sabe que contará entre os atletas com o medalha de prata olímpico em Tóquio e número um do ranking mundial de XCO, David Valero.

Primeira etapa (6 de dezembro, terça-feira)

A tirada sairá da NEOM Beach Games Athletes Village e terminará no Titan Camp, onde os corredores vão pernoitar durante a corrida. Será um dia junto ao Mar Vermelho e no qual o vento poderá desempenhar um papel fundamental. No total, serão 108 km e 233 metros de acumulado, um dia mais plano para começar a prova.

STAGE 1 I NEOM TITAN DESERT SAUDI ARABIA 2022

Segunda etapa (7 de dezembro)

PUB
Prototype

O percurso será em torno do Titan Camp, embora já se vá sentir um pouco do deserto saudita. No interior irá começar-se a encontrar os primeiros desafios montanhosos, com uma subida curta mas difícil, que vai ser um primeiro teste à condição física dos atletas. Podem fazer-se as primeiras diferenças importantes na classificação geral. Serão 104 km e 741 metros de acumulado nesta segunda tirada.

STAGE 2 I NEOM TITAN DESERT SAUDI ARABIA 2022

Terceira etapa (8 de dezembro)

É a etapa rainha da NEOM Titan Desert. Serão 139 quilómetros com 1100 metros de acumulado, o que faz desta tirada a quarta mais longa dos 16 anos de história da Titan Desert. Não sendo muito complicada a nível técnico, a distância e a parte em que os corredores terão de subir serão as principais dificuldades. Nas zonas mais “inclinadas”, os atletas encontrarão também um piso com mais pedra, mas o regresso ao Titan Camp já será por uma pista mais arenosa.

STAGE 3 I NEOM TITAN DESERT SAUDI ARABIA 2022

Quarta e última etapa (9 de dezembro)

Para terminar, os corredores vão regressar à NEOM Beach Games Athletes Village, numa tirada curta – 76 quilómetros, com 194 metros de acumulado -, mas que não significa que seja de descontração total. A principal dificuldade será nas zonas mais complexas para seguir a pista, ou seja, será preciso muita atenção ao GPS. A organização alerta que estes locais poderão penalizar corredores menos experientes na navegação.

STAGE 4 I NEOM TITAN DESERT SAUDI ARABIA 2022
PUB
Specialized Levo

Também vais querer ler…

Konny e Vera Looser conquistam Skoda Titan Desert Almería 2022

Fotografias: NEOM Titan Desert

Também vais gostar destes!