A Muoverti acaba de lançar uma bicicleta estática inovadora que denominou de TiltBike, e que exibirá esta sexta-feira no certame da indústria do ciclismo Rouleur Show, em Londres. De acordo com o fabricante, a TiltBike é uma bicicleta indoor inteligente (smart) que se inclina nas curvas ‘virtuais’ e que trava na manete, envolvendo o ciclista de uma forma semelhante à condução ao ar livre.

PUB
BH GravelX

A TiltBike da Muoverti usa um controlo dinâmico de resistência eletromagnética e um elastómero para replicar, com base num algoritmo, a sensação de forças da Física, como a resistência ao rolamento, a inclinação, o peso, a aceleração, a travagem e a inércia, como numa bicicleta na rua. Excesso de otimismo? Teremos de esperar por oportunidade de a experimentar…

Uma das características mais inovadores da TiltBike é a rotação lateral do quadro, combinada com o guiador movível que, segundo a Muoverti, permitirá que a bicicleta se mova e ao mesmo tempo garantindo a ergonomia. A marca destaca que esse sistema de basculamento inteligente não é apenas para ser simular o melhor possível a realidade – como nenhuma outra bicicleta estática! -, mas também por ser mais eficaz para o treino, pois implica mais músculos e estimula reflexos de equilíbrio.

Integrados nas manetes da TiltBike estão o controlador e mini joysticks, que permitem a comunicação com as plataformas de simulação de ciclismo, como Zwift RGT Cycling, Rouvy, TrainerRoad e Bkool. A bicicleta recorre a resistência magnética ligada aos cranques por correia de carbono, que, de acordo com a Muoverti, proporciona suavidade e muito baixo ruído.

PUB
Beeq

Segundo Muoverti, os algoritmos da TiltBike são atualizados 1000 vezes por segundo e estão em comunicação constante com o controlo da resistência. Potência, velocidade, cadência, equilíbrio esquerdo/direito, suavidade da pedalada, binário, força lateral e até mesmo alterações entre pedalada em pé e sentada são fornecidos em tempo real, sem a necessidade de sensores adicionais. A TiltBike tem amplos ajustes, permitindo a geometria de tamanhos de quadro de 49 a 64 cm.

Muoverti diz que também utiliza o seu algoritmo de controlo dinâmico patenteado para simular forças laterais e frontais, incluindo resistência ao rolamento, inclinação, peso, aceleração, desaceleração e inércia. O controlo da resistência eletromagnética é assim capaz de executar simulações em tempo real, como a proteção ao vento (vulgo, ‘ir na roda’), velocidade do vento e a referida resistência de rolamento, já que todas essas forças são controladas por software.

O preço ainda não anunciado pela Muoverti, mas espera-se que seja concordante com a inovação tecnológica: elevado.

PUB
TrekFest 2024

Também vais gostar destes!