O norte-americano Matteo Jorgenson (Movistar) segurou esta quarta-feira a vitória no Tour de Omã por um escasso segundo, após a quinta e última etapa, conquistada pelo belga Mauri Vansevenant (Soudal Quick-Step).

PUB
Prototype

Vansevenant somou a 900ª vitória em etapas da equipa agora Soudal Quick-Step, ao impor-se ao líder Jorgenson, num duelo entre os primeiros pelo triunfo na competição, no final dos 152,2 quilómetros que compuseram o percurso entre Samail e Jabal Al Akhdhar.

 

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Os dois chegaram isolados à meta, após uma subida de 5,7 quilómetros com uma inclinação média de 10,5%, na Montanha Verde, em Jabal Al Akhdhar, e disputaram a etapa ao ‘sprint’. O terceiro classificado foi o francês Geoffrey Bouchard (AG2R), que chegou pouco depois, a 12 segundos.

Desta forma, somando-se as bonificações aos três primeiros da etapa, Matteo Jorgenson segurou a camisola vermelha de líder da classificação geral, onde terminou com um segundo de vantagem sobre Mauri Vansevenant, que tinha iniciado a tirada no terceiro lugar, a cinco segundos do norte-americano, tal como o italiano Diego Ulissi. Também na geral, Bouchard fecha o pódio, a 28 segundos.

Jorgenson, de 23 anos, tinha conquistado na segunda-feira, na terceira etapa da Volta a Omã, a sua primeira vitória como profissional, no alto de Jabal Haat, torna o primeiro norte-americano a vencer a competição, sucedendo ao checo Jan Hirt.

“Foi um final muito difícil”, disse Jorgenson após a chegada. “A abordagem à subida final ainda foi bastante calma, em parte porque era plana. Posso ter parecido estar com muita confiança, mas admito que estava muito nervoso no início. A subida foi bastante forte e tive que superar os meus limites!”, declarou o norte-americano da Movistar.

PUB
Giant TCR 2024

“Ninguém pode imaginar o quão especial é para mim essa vitória. Há dois dias conquistei minha primeira vitória profissional e agora ganho logo a abrir a temporada à geral!”, frisou o camisola vermelha de Omã.

Classificações:

Também vais querer ler…

Top 25 melhores bicicletas de estrada topo de gama

Fotografias: Twitter Tour de Omã

Também vais gostar destes!