2020 pode ter sido um ano para esquecer para os amantes dos granfondos, com a pandemia a forçar o cancelamento de praticamente todos. Ainda houve no Algarve, por exemplo, em fevereiro, mas é em 2021 que se espera que estas competições possam regressar em pleno. Em Portugal, de ano para ano, este autêntico calendário de ciclismo amador vai ganhando expressão e em 2021, a região alentejana irá receber o UCI Gran Fondo World Series.

- - - Pub - - -

Specialized Recolha em Loja

A prova irá decorrer mais especificamente em Montemor-o-Novo, segundo anunciou na terça-feira a UCI, organismo que tutela o ciclismo mundial.  O evento está agendado de 16 a 18 de abril e pertence ao grupo de seis novos granfondos que vão entrar neste campeonato para amadores, que dá direito a um título mundial.

O regulamento refere que serão apurados 20% dos melhores classificados por escalão, em cada prova. Assim poderão competir no UCI Gran Fondo World Championships, ou seja, nos Mundiais. E o vencedor terá a sua camisola do arco-íris.

O UCI Gran Fondo World Series nasceu em 2011 e em 2021, com as seis novas entradas, o calendário aumenta para 25 provas, com passagem por quase todos os continentes. A primeira será na Austrália entre 4 e 6 de fevereiro, se houver condições, pois a situação pandémica continuará a influenciar a realização das provas. Este ano o cancelamento de grande parte, acabou por ser inevitável.

As seis novas provas que vão estar no calendário em 2021 são as seguintes:

  • Granfondo Austrália, em Ballarat, de 4 a 6 de fevereiro;
  • Granfondo Região de Coimbra, em Montemor-o-Velho, de 16 a 18 de abril;
  • Granfondo Antália, Turquia, de 30 de abril a 2 de maio;
  • Granfondo Vosges, em La Bresse (França), 16 de maio;
  • Tour Lakeland, em Lahti (Finlândia), 23 e 24 de julho;
  • Granfondo Ilha de Man, em Ramsey (Grã-Bretanha), de 30 de julho a 1 de agosto.

Para mais informações sobre o UCI Gran Fondo World Series, clica aqui para veres o site oficial.

GoRide

Subscreve a Newsletter GoRide!

Todos os artigos diretamente no teu email.