Lousã já não é nenhum paraíso secreto para os amantes de downhill, mas vai agora mostrar-se ainda mais ao receber pela primeira vez a Taça do Mundo da especialidade. A temporada chega ao fim em Portugal, com alguns dos melhores atletas a terem presença confirmada num circuito que atrai grandes nomes, que já realizaram estágios e outras provas internacionais na Lousã.

- - - Pub - - -

Specialized Recolha em Loja

Entre quinta-feira e domingo estarão presentes mais de 200 atletas, oriundos de 31 países e há que destacar os portugueses, que serão sete. Em 2018, Francisco Pardal (na foto) e Tiago Ladeira sagraram-se campeões europeus, de elite e juniores, respetivamente, e vão competir nos próximos dias. Em 2020 também há quem esteja na luta por uma vitória.

As expectativas são altas para a exibição dos juniores, pois Nuno Reis chega à Lousã no segundo lugar da geral da Taça do Mundo nesta categoria e Gonçalo Bandeira ocupa a sétima posição. Em elite, além de Pardal e Ladeira, Portugal estará representado por Emanuel Pombo, José Borges e, entre as senhoras, Margarida Bandeira.

A pista de Louzanpark é muito apreciada pelos atletas e espera-se um excelente espetáculo de downhill. No entanto, dada as contingências atuais devido à pandemia, é aconselhado que se assista à prova através da transmissão no site da Red Bull (é só clicar aqui).

Loris Vergier é o número um do ranking e terá a concorrência do terceiro classificado, Thibaut Drappela, assim como Rémi Thirion, que venceu a medalha de bronze no último mundial. Também estará presente o vice-campeão mundial David Trummer.

Entre as senhoras estarão as três que completaram o pódio dos últimos Mundiais: a suíça Camille Balanche, a francesa Myriam Nicole e a eslovena Monika Hrastnik. Nicole ocupa a segunda posição na Taça do Mundo, enquanto a primeira classificada é a também francesa Marine Caribou. A alemã Nina Hoffmann – terceira – também estará em Lousã.

A qualificação realiza-se esta quinta-feira entre as 1h15 e as 15 horas. Para sexta-feira está agendada a final, com os juniores a começaram às 9h45, a elite feminina às 12h30 e a elite masculina às 13h30.

Sábado, a partir das 12h15, é o dia de qualificação para as finais de domingo, que arrancam com os juniores, às 9h45, e terminam com as corridas de elite. As femininas estão marcadas para as 12h30 e os masculinos uma hora depois.

GoRide

Subscreve a Newsletter GoRide!

Todos os artigos diretamente no teu email.