A Lotus, marca de sonho da indústria automóvel, revelou a sua mais recente criação… e não é um carro desportivo. A Type 136 é uma bicicleta de estrada elétrica de alta performance e bastante eleve que promete revolucionar!

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Construída em estrutura integral de carbono, a Type 136 reproduz o design da bicicleta da equipa de ciclismo de pista da Grã-Bretanha, Hope HB.T, projetada em colaboração com a Lotus, para os Jogos de Tóquio 2020, e está equipada com o sistema de motor elétrico HPS, que a marca francesa afirma ser o mais leve do mundo, com 1,2 kg.

A Lotus Type 136 será produzida numa série limitada a apenas 136 unidades e comercializada, a partir da primavera de 2024, por um preço aconselhado de 25.000 euros.

O seu design aerodinâmico foi inspirado nos triunfos da Lotus em velódromos olímpicos por todo o mundo, desde a icónica Type 108 nos Jogos de Barcelona em 1992, até às recentes competições em Tóquio 2020. A bicicleta de pista Hope/Lotus foi crucial para os sucessos da seleção britânica nas disciplinas de pista.

O guiador em forma de V remete para a Cérvelo S5, a forqueta e as escoras arqueadas são elementos do desenho em destaque.

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A Lotus Type 136 é fabricada à mão em Itália: o quadro em fibra de carbono e os componentes de última geração conferem-lhe um peso incrivelmente leve para uma e-bike: apenas 9,8 kg.

A inovação continua com a bateria, porque esta é uma e-bike, que se esconde como um simples bidon, e pode ser facilmente removida do quadro pressionando um pequeno botão.

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O motor Watt Assist Pro deriva do Projeto Mars Lander, no qual o peso reduzido e a manutenção mínima eram fatores cruciais para o sucesso do projeto, e é o mais leve do mercado – refere a Lotus -, produzido pela HPS, e pesa apenas 1,2 kg no total.

O sistema proporciona uma “vantagem de até 35%” nas subidas, com impacto mínimo na distribuição de peso, equilíbrio e manuseio da bicicleta, segundo a HPS.

O motor integra-se na caixa da pedaleira. A bateria de 193Wh (300 g, peso declarado) garante até três horas de assistência em subida, segundo a HPS.

O sistema HPS possui conectividade ANT+ para conexão a ciclocomputadores e entre as funcionalisdades inovadoras, a marca afirma que o Watt Assist Pro pode ser calibrado para aumentar a assistência quando a frequência cardíaca do ciclista aumenta, para mantê-lo dentro de determinadas zonas de treino.

Feng Qingfeng, CEO do Grupo Lotus, afirmou: “Estou orgulhoso de lançar a Lotus Type 136 como o próximo capítulo na nossa jornada de alto rendimento. Nos últimos 75 anos, a Lotus tem estado constantemente a empurrar os limites da inovação, tanto na estrada como na pista. A Type 136 demonstra que continuamos a fazê-lo. Lançada ao lado do Eletre, Emeya e Evija, ela vai expandir ainda mais as perceções globais sobre o que esperar da Lotus.”

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Imagens: Lotus

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