Jonas Vingegaard venceu a terceira etapa da Volta ao País Basco, com 162,8 quilómetros entre Errenteria e Amasa-Villabona e um final numa rampa dantesca de quase 30% de inclinação média em 300 metros. O dinamarquês da Jumbo-Visma ascendeu à liderança da corrida.

PUB
KTM

Vingegaard, vencedor da Volta a França de 2022, bateu por dois segundos os espanhóis Mikel Landa (Bahrain-Victorious) e Enric Mas (Movistar), e é o novo camisola amarela, com cinco segundos de vantagem sobre Landa e 16 segundos sobre o francês David Gaudu (Groupama-FDJ), que é terceiro.

PUB
Riese & Müller Multitinker

“Estou muito feliz por vencer e premiar o trabalho árduo da minha equipa. Esta é uma das minhas corridas favoritas”, disse Vingegaard. “A última subida foi difícil, aliás, como todas as subidas do dia. Espero manter a camisola de líder até o fim da prova, mas vou levando dia após dia. Uma coisa é certa: farei o possível para mantê-la”, concluiu o nórdico.

Ruben Guerreiro (Movistar) terminou no 16.º posto, a 20 segundos, prejudicado por corredores que pararam à sua frente na referida última subida, e manteve o 14.º lugar na geral, a 32 segundos.

Nelson Oliveira (Movistar), puxou durante muito tempo o pelotão no trabalho em prol de Enric, mas, acabou em 47.º, a 2.26 minutos, caindo para 43.º na geral. O outro português em prova, Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty), reentrou no top-100, para o 97.º posto, a mais de 21 minutos.

PUB
Giant TCR 2024

Hoje, quinta-feira, a montanha volta a testar o pelotão na ligação de 175,7 quilómetros com início e fim em Santurtzi.

Classificações:

Também vais querer ler…

Van Baarle recuperado para Paris-Roubaix

Imagens: Volta ao País Basco Twitter

Também vais gostar destes!