Fim de semana de vitórias para João Matias no Velódromo Nacional, em Sangalhos. Depois de no sábado ter ganho o omnium e madison no Troféu Internacional Bento Pessoa, repetiu os triunfos no domingo, no Troféu Internacional Alves Barbosa.

PUB
Beeq

O ciclista português da Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados – equipa que em 2023 vai sofrer uma ligeira alteração no nome – teve um 2022 para recordar, tanto na estrada, como na pista. Além disso foi pai e, por isso, a dedicatória que se pode ver na fotografia principal.

No omnium, João Matias – vestindo a camisola de campeão nacional desta disciplina olímpica – foi segundo no scratch, terceiro na corrida tempo e primeiro em eliminação. Iniciou a corrida por pontos na liderança e não mais saiu de lá.

Venceu a competição com 165 pontos, mais 35 do que o irlandês Jack Murphy. O terceiro, com 129 pontos, foi Daniel Dias (Kelly-Simoldes-UDO), mais um ciclista com resultados de destaque neste fim de semana de pista e que se prepara para mudar de equipa na próxima época.

PUB
Giant TCR 2024

No madison, João Matias fez novamente dupla com Diogo Narciso, em representação da seleção nacional. A prova foi discutida até ao último sprint que decidiu os vencedores, pois Rodrigo Caixas e Daniel Dias terminaram com os mesmos pontos (36). A fechar o pódio ficaram os espanhóis Marca Terrasa e Francesc Bennassar (27).

Quanto às provas femininas, Maria Martins havia ganho o omnium no Troféu Internacional Bento Pessoa, mas este domingo foi batida pela irlandesa irlandesa Lara Gillespie.

Esta atleta venceu as três primeiras provas pontuáveis e ainda conseguiu alargar a diferença na decisiva corrida por pontos. Gillespie somou 146 pontos, Maria Martins, 134 e a espanhola Eukene Larrarte, 126.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

As irlandesas Mia Griffin e Lara Gillespie ganharam de forma concludente a competição feminina de madison, numa prova marcada pelo abandono das portuguesas Maria Martins e Beatriz Roxo.

Nas sempre emocionantes provas de velocidades, os italianos estiveram melhor no keirin, conseguindo a primeira e segunda posições, através de Stefano Moro e Matteo Bianchi, respetivamente. O grego Sotirios Bretas subiu ao último lugar do pódio.

Na velocidade foi o lituano Vasilijus Lendel a triunfar, tal como o havia feito no sábado. A completar o pódio ficaram dois franceses: Luca Priore e Oscar Caron.

Também vais querer ler…

Maria Martins e João Matias em destaque no Troféu Internacional Bento Pessoa

PUB
Cube Stereo ONE

Fotografias: Federação Portuguesa de Ciclismo

Também vais gostar destes!