Chegaram ao Velódromo Nacional, em Sangalhos, e voltaram a mostrar porque são dos dois grandes especialistas portugueses na pista. Maria Martins e João Matias estiveram em destaque no Troféu Internacional Bento Pessoa, este sábado, com vitórias entre um leque de corredores que conta com uma forte presença estrangeira.

PUB
KTM

Ambos conquistaram vitórias. Maria Martins foi imperial no omnium, em elite feminina. A ciclista portuguesa foi a segunda na prova de scratch e também na corrida tempo, antes de vencer a eliminação.

Isto significou que “Tata”, como é conhecida, entrou para a prova que tudo decidiria – corrida por pontos – em primeiro lugar. E não deu hipóteses à concorrência.

Pontuou em seis dos oito sprints, vencendo os três últimos. Maria Martins concluiu o omnium com 144 pontos, mais 13 do que a espanhola Eukene Larrarte e mais 22 do que a mexicana Lizbeth Salazar.

No omnium masculino, o basco Xabier Mikel Azparren (Euskaltel-Euskadi) conseguiu intrometer-se na disputa que estava a ser entre portugueses. Contudo, nunca conseguiu ameaçar João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) – o campeão nacional desta disciplina olímpica -, que liderou do princípio ao fim.

PUB
Riese & Müller Multitinker

Matias somou 149 pontos e Daniel Dias (Kelly-Simoldes-UDO), 132. Azparren chegou aos 118 graças às duas voltas que deu ao pelotão na corrida por pontos, o que lhe permitiu ultrapassar Diogo Narciso, que, em representação da seleção nacional, foi relegado para o quarto lugar.

No entanto, Diogo Narciso teria a sua medalha, desta feita ao lado de um irrepreensível João Matias. Na também disciplina olímpica do madison, a dupla portuguesa venceu.

PUB
KTM

Terminaram com 51 pontos, mais 14 do que Rodrigo Caixas e Daniel Dias. O austríaco Tim Wafler e o espanhol Rapahel Kokas fecharam o pódio, a 19 pontos dos vencedores.

O lituano Vasilijus Lendel venceu no keirin e velocidade. Na primeira prova o espanhol Alejandro Martínez e pelo italiano Luca Priore também subiram ao pódio, enquanto na segunda, novamente Luca Priore e o francês Timmy Gillion, foram segundo e terceiro, respetivamente.

Nos juniores, no setor masculino destacaram-se os espanhóis Pablo Lospitao, em scratch, e Rodrigo Ruiz, em eliminação. Entre as juniores, Marta Carvalho (Extremo Sul/Hotel Alísios/Cenmais) venceu em eliminação.

Este domingo há mais provas no Velódromo Nacional com o Troféu Alves Barbosa, também internacional UCI, entre as 9h30 e as 13h50 e entre as 15h00 e as 19h40. A entrada é gratuita para assistir às provas.

Também vais querer ler…

Pelotão da Volta ao Algarve está fechado. Foram anunciadas as últimas três equipas

PUB
Specialized Levo

Fotografias: Federação Portuguesa de Ciclismo

Também vais gostar destes!