Chegaram ao Velódromo Nacional, em Sangalhos, e voltaram a mostrar porque são dos dois grandes especialistas portugueses na pista. Maria Martins e João Matias estiveram em destaque no Troféu Internacional Bento Pessoa, este sábado, com vitórias entre um leque de corredores que conta com uma forte presença estrangeira.

PUB
Riese & Müller Multitinker

Ambos conquistaram vitórias. Maria Martins foi imperial no omnium, em elite feminina. A ciclista portuguesa foi a segunda na prova de scratch e também na corrida tempo, antes de vencer a eliminação.

Isto significou que “Tata”, como é conhecida, entrou para a prova que tudo decidiria – corrida por pontos – em primeiro lugar. E não deu hipóteses à concorrência.

Pontuou em seis dos oito sprints, vencendo os três últimos. Maria Martins concluiu o omnium com 144 pontos, mais 13 do que a espanhola Eukene Larrarte e mais 22 do que a mexicana Lizbeth Salazar.

No omnium masculino, o basco Xabier Mikel Azparren (Euskaltel-Euskadi) conseguiu intrometer-se na disputa que estava a ser entre portugueses. Contudo, nunca conseguiu ameaçar João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) – o campeão nacional desta disciplina olímpica -, que liderou do princípio ao fim.

PUB
Giant TCR 2024

Matias somou 149 pontos e Daniel Dias (Kelly-Simoldes-UDO), 132. Azparren chegou aos 118 graças às duas voltas que deu ao pelotão na corrida por pontos, o que lhe permitiu ultrapassar Diogo Narciso, que, em representação da seleção nacional, foi relegado para o quarto lugar.

No entanto, Diogo Narciso teria a sua medalha, desta feita ao lado de um irrepreensível João Matias. Na também disciplina olímpica do madison, a dupla portuguesa venceu.

PUB
TrekFest 2024

Terminaram com 51 pontos, mais 14 do que Rodrigo Caixas e Daniel Dias. O austríaco Tim Wafler e o espanhol Rapahel Kokas fecharam o pódio, a 19 pontos dos vencedores.

O lituano Vasilijus Lendel venceu no keirin e velocidade. Na primeira prova o espanhol Alejandro Martínez e pelo italiano Luca Priore também subiram ao pódio, enquanto na segunda, novamente Luca Priore e o francês Timmy Gillion, foram segundo e terceiro, respetivamente.

Nos juniores, no setor masculino destacaram-se os espanhóis Pablo Lospitao, em scratch, e Rodrigo Ruiz, em eliminação. Entre as juniores, Marta Carvalho (Extremo Sul/Hotel Alísios/Cenmais) venceu em eliminação.

Este domingo há mais provas no Velódromo Nacional com o Troféu Alves Barbosa, também internacional UCI, entre as 9h30 e as 13h50 e entre as 15h00 e as 19h40. A entrada é gratuita para assistir às provas.

Também vais querer ler…

Pelotão da Volta ao Algarve está fechado. Foram anunciadas as últimas três equipas

PUB
TrekFest 2024

Fotografias: Federação Portuguesa de Ciclismo

Também vais gostar destes!