A 51ª edição da Volta ao Algarve está aí mesmo à porta, decorre de 19 a 23 de Fevereiro, e o que não falta na prova são equipas do WorldTour, além das nove equipas Continentias de Portugal e das três Proteam, neste caso Caja Rural-Seguros RGA (ESP), Lotto (BEL), Tudor Pro Cycling (SUI). Vê mais abaixo o nosso guia sobre a prova, com tudo o que precisas saber!

PUB
Fox Service

Entretanto, importa falar dos “artistas”, das “estrelas” que vão andar pelas estradas algarvias este ano… E foi por isso que juntámos neste artigo aqueles que acreditamos que vão estar em grande plano na corrida, a começar pelo “nosso” João Almeida. Será um deles o grande vencedor, no final?

51ª Volta ao Algarve: Guia completo, onde ver e notícias recentes


João Almeida

João Almeida será o líder da UAE Team Emirates – XRG no Algarve, sendo que a equipa dos Emirados traz um quarteto português a postos para “bombar” muito. Vamos ver!

Além de ser chefe de fila na prova no seio da equipa, algo que raramente acontece, o ciclista luso deverá querer reforçar a boa performance que mostrou recentemente na Volta à Comunidade Valenciana.


Jonas Vingegaard

Será Vingegaard o segundo melhor ciclista da atualidade? Na nossa opinião, sim! E só não o demonstrou mais na época passada porque aquela queda coletiva na Volta ao País Basco de 2024 “assombrou” todo o resto do ano do ciclista da Visma Lease a Bike, que teve uma recuperação lenta e quase nenhum treino de pré-época.

Jonas Vingegaard na Volta ao Algarve… e faz Tour e Vuelta

PUB
Specialized Epic 8

Será um prazer vê-lo a competir em terras algarvias, cá em Portugal, ainda para mais acompanhado por alguns colegas de equipa igualmente “magníficos”…


Wout van Aert

No parágrafo acima falamos, claro, de Wout van Aert, ciclista da Visma que também está selecionado para alinhar na Volta ao Algarve este mês. Confessamos que somos grandes fãs deste atleta, cuja versatilidade é enorme e cuja disponibilidade para ser gregário de Vingegaard ao longo do tempo é de louvar.

Crédito: Tim Ludbrook / Lusa / EPA

Recordamos que a época já começou para van Aert, pois este correu algumas das etapas finais do circuito da Taça do Mundo de ciclocrosse, bem como o Mundial, que decorreu em Levin, França, no início do mês. Ficou em segundo, atrás do “sobrehumano” Mathieu van der Poel.


Primož Roglič

Candidato à vitória na 51ª Volta ao Algarve, disso não temos dúvidas! Roglic quer apagar da memória a terrível época de 2024 e decerto que quer entrar a vender este ano, tal como fez em 2017.

PUB
Cube Stereo ONE

O ciclista esloveno da Red Bull BORA já venceu uma Volta à Itália e quatro Voltas a Espanha, relembramos, e é um dos melhores do mundo. Resta saber como estará a equipar a dar apoio este ano…


Biniam Girmay

É uma estreia na prova algarvia, Biniam Girmay, e é de sprinters como este eritreu da Intermarché Wanty que a prova precisa! Vamos certamente vê-lo a tentar vencer etapas, até porque no mais recente Tour fez isso por três vezes, ainda nos lembramos bem…


Geraint Thomas

Geraint Thomas, já venceu a Volta ao Algarve por duas vezes e regressa para a sua sétima participação, como a própria organização relembra, num início de época que será a última da carreira do britânico.

Como é o mais “graduado” elemento da INEOS Grenadiers no Algarve este ano, o grande objetivo será a vitória final! Não duvidamos de que Thomas irá dar o máximo para que este ano seja memorável, tanto nesta prova algarvia como em toda as outras ao longo da temporada.


Julian Alaphilippe

Estamos muito curiosos para ver o que conseguirá fazer uma equipa como a Tudor no apoio a Julian Alaphilippe, que está a começar com as cores desta formação. Esta é mesma a estreia do francês pela Tudor em provas por etapas, e também a sua estreia na Volta ao Algarve.

Poderá mesmo ser a primeira e última vez que vem a esta prova portuguesa, visto que conta já 32 anos, por isso vamos aproveitar para ver este bicampeão do mundo ao vivo por cá! O que conseguirá fazer?


Iuri Leitão

O português da Caja Rural acaba de se sagrar campeão europeu de pista na corrida por pontos, ontem, é o campeão olímpico em título dessa vertente do ciclismo. E agora vem tentar fazer o melhor possível na 51ª Volta ao Algarve.

Iúri Leitão conquista ouro no Europeu de Pista e bate recorde de pontos


Afonso Eulálio

Afonso Eulálio tem apenas 23 anos e foi esta época da ABTF-Feirense para a Bahrain Victorious. E esta época já andou em bom ritmo no Tour Down Under, mostrando que não está no WorldTour por acaso…

Afonso Eulálio: ‘As sensações no Tour Down Under tornam-me ainda mais ambicioso.’

Eulálio conhece bem as estradas por onde a Volta ao Algarve vai passar, tal como os outros portugueses em prova, e isso é sempre uma vantagem em busca da melhor classificação possível individualmente e para a equipa.


António Morgado

Mais um jovem português na UAE, para trabalhar para a vitória, e mais um ciclista que vai acumulando vitórias, uma delas até já este ano: António Morgado iniciou a época vencendo a segunda edição do Grande Premio Castellón, em Espanha, em Janeiro.

Crédito: EPA / Robert Perry / Lusa


Rui Oliveira

Como referido acima, a UAE Team Emirates – XRG traz a Portugal para a Volta ao Algarve quatro ciclistas portugueses e Rui Oliveira é um deles, e pouco tempo depois de ter alcançado a medalha de prata nos Europeus, mais concretamente em scratch.

Rui Oliveira e Maria Martins sobem ao pódio no Europeu de Pista


Ivo Oliveira

O outro dos Oliveiras, Ivo Oliveira, também chega a esta prova com uma esperança de que esta será uma época de afirmação no seio da equipa, também a UAE Team Emirates – XRG, e no seio do pelotão internacional, dependendo de cada competição.

Crédito: EPA / Lusa / Laurent Gillieron

Espera-se que seja um forte apoio a João Almeida na Volta ao Algarve, mais um “trabalhador” incansável na luta pela eventual vitória da equipa na prova.


Rui Costa

Está mais uma vez na Volta ao Algarve, Rui Costa, envergando as cores da EF Education – EasyPost, e isto depois de há um ano ter ficado um pouco mal tratado após uma queda precisamente na prova algarvia, na 3ª etapa, a 80 km da meta.

Crédito: António Pedro Santos / Lusa

Irá perseguir uma vitória em etapa, certamente, sendo sempre um prazer acompanhar a corrida do nosso campeão do mundo em 2013.


Nota importante: alguns estão oficialmente confirmados na Volta ao Algarve 2025, mas a presença de outros está ainda dependente do anúncio oficial das listas de ciclistas selecionados para a edição deste ano da prova.

Mais info:


Crédito imagem principal: EPA / Gian-Ehrenzeller / Lusa

Também vais gostar destes!