Ainda se celebrava a vitória de João Almeida e o profissionalismo e vontade de ser sempre melhor ficavam mais uma vez bem patentes. O ciclista já estava a entrar em modo Volta a Espanha, pensando no que se segue na sua preparação sendo certo que o fará com as cores da bandeira nacional na sua camisola. Está conquistado o título que lhe faltava em elite, depois de em 2021 ter sido o campeão nacional de contrarrelógio.

PUB
Specialized Levo

Este ano juntou ao palmarés o de fundo, num triunfo em que a superioridade dos três atletas da formação World Tour UAE Team Emirates foi por demais clara. Ivo e Rui Oliveira estiveram sempre muito atentos, numa prova com muitas movimentações e quando a corrida entrou na fase decisiva, no circuito do Mogadouro, nunca faltou um ciclista desta equipa na frente.

João Almeida era o líder e como bom líder que é, não perdeu tempo em agradecer a quem tanto o ajudou: “Correu muito bem, no fundo foi uma vitória de equipa. Estivemos os três muito bem, estivemos sempre presentes nas fugas e tenho esta vitória graças ao Rui e ao Ivo que trabalharam muito”.

A vitória acabou por ser em solitário, num ataque já dentro dos cinco quilómetros finais e que deixou a concorrência a lutar pelo segundo lugar. João Almeida sucedeu a José Neves (W52-FC Porto), que bem tentou revalidar o título, estando na frente grande parte da prova que se disputou no circuito, com Ivo Oliveira como companheiro de fuga.

Antes, numa das movimentações iniciais dos 167,5 quilómetros que esperavam ao pelotão, Tiago Machado foi… Tiago Machado. Os anos passam, mas há algo que não muda neste ciclista: nunca hesita em ir para a frente, mesmo que em solitário e tentar a sua sorte.

PUB
Giant TCR 2024

E foi o ciclista da Rádio Popular-Paredes-Boavista o grande animador na primeira fase da prova, até que, pouco antes da entrada no circuito, foi alcançado por Gaspar Gonçalves (Efapel Cycling), que tinha atacado num grupo de 22 corredores. Eram cinco as voltas pela frente, com Ivo Oliveira e José Neves a assumirem protagonismo até que, a cerca de dez quilómetros do final, João Almeida e Rui Oliveira a atacarem, com Tiago Antunes (Efapel Cycling) e Fábio Costa (Glassdrive/Q8/Anicolor) a acompanharem.

Rui Oliveira preparou o caminho para Almeida triunfar, com Antunes e Costa ficarem em segundo e terceiro lugar, respetivamente, a 52 segundos do novo campeão nacional.

“Era um percurso mais difícil, ao contrário do ano passado, e por isso foi possível fazer diferenças. Estou muito contente com esta vitória e vai ser muito bom representar as cores de Portugal lá fora. Agora, vou para a altitude, pois tenho de melhorar a minha forma física, tendo em vista a Volta a Espanha. Aí vou estar para disputar a geral. Muita coisa pode acontecer, mas vamos trabalhar para isso”, salientou João Almeida (23 anos). Depois de três presenças no Giro, prepara agora a estreia na Vuelta.

Recorde-se que no sábado Daniela Campos (Bizkaia-Durango) sagrou-se campeã nacional de fundo, depois de na sexta-feira ter conquistado o título de contrarrelógio, enquanto Rafael Reis (Glassdrive/Q8/Anicolor) foi o vencedor no esforço individual na elite masculina. Pedro Andrade (Efapel Cycling) venceu em sub-23, com Afonso Eulálio (Glassdrive/Q8/Anicolor) a triunfar na prova de fundo deste escalão.

Títulos de paraciclismo

Antes da prova de elite, disputaram-se os títulos nacionais de paracilismo. Aqui ficam os campeões:

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless
  • Maximino (360 BikeTrail/Mundimat/CCA Paio Pires), na classe C5
  • Flávio Pacheco (Santa Cruz/Botelhos.pt), em H4
  • João Pinto (Mirachoro Hotels/CC Portimão/Churrasqueira do Vau), em H3
  • Ângelo Correia (Clube Ciclismo Amaro Antunes), em C4
  • Ana Silva/Isabel Caetano (Descobre Destreza Associação Desportiva), na classe B feminina
  • Bernardo Vieira (Academia Efapel de Ciclismo), em C1
  • Telmo Pinão (Academia Efapel de Ciclismo), em C2
  • Paulo Teixeira (Rodabike/CRG/Gondomar), em C3
  • André Soares (Mato-Cheirinhos/Vila Galé/Etopi), na classe D
  • Luís Jejum (Associação Salvador), em H2
  • Sandra Manuel (Associação Salvador), em H4,
  • Luís Costa e Felismina Gomes (Associação Salvador), em H5.

Mais info e classificação: www.fpciclismo.pt


Imagens: Federação Portuguesa de Ciclismo

Também vais gostar destes!