Numa travessia do deserto que já dura há várias temporadas, depois de dominar o ciclismo durante grande parte da década de 2010, a INEOS Grenadiers teve uma temporada de 2024 ainda mais complicada do que as anteriores…

PUB
Pirelli

Apenas sétima no ranking de equipas da UCI, divulgado esta terça-feira, a formação britânica, além dos modestos resultados desportivos, muito abaixo do orçamento chorudo que ostenta, um dos maiores do WorldTour, tem tido problemas internos, que de resto foram revelados por corredores importantes como Tom Pidcock e Ethan Hayter.

Para fazer face este cenário cinzento, vai haver grandes mudanças para 2025… E já foram reveladas as primeiras!

PUB
Pirelli

Depois de estudar, durante seis meses, o funcionamento da equipa INEOS Grenadiers dentro e fora das corridas, o diretor de performance Scott Drawer concluiu sobre as pechas da estrutura e fez o relatório para os decisores sobre o considera necessário para relançar a máquina britânica já no próximo ano.

“Estas mudanças terão por base as bases sólidas e a equipa já existente e apoiarão o objetivo de vencer as maiores corridas de ciclismo”, é indicado em comunicado de imprensa da INEOS.

“A nova estrutura irá focar-se em três eixos de atuação distintos: grandes Voltas e corridas por etapas, clássicas e corridas de um dia e futuros talentos”. “O foco estará no treino especializado em contrarrelógio, sprint e desenvolvimento de potência, ciência do treino de resistência, estratégia de corrida, aerodinâmica e desenvolvimento de tecnologia, antes que as novidades sejam reveladas”, pode ler-se na mesma nota.

Kurt-Asle Arvesen foi nomeado diretor desportivo (DD) principal e Leonardo Basso também assumirá uma função de DD, Tom Helleman, que chega da dsm-firmenich PostNL, assumirá o comando do departamento de formação, Mehdi Kordi assumirá a função de chefe de apoio ao desempenho e inovação, e Luca Oggiano passará a ser diretor de investigação e desenvolvimento.

“A equipa nomeará também um novo responsável de engenharia e tecnologia, bem como pessoal adicional que será anunciado antes do início da temporada de 2025”, refere-se.

PUB
Cube Stereo ONE

Declarações de Scott Drawer e John Allert

Scott Drawer: “Passei seis meses a ouvir, observar e trabalhar com a equipa para determinar o que é necessário para nos prepararmos para a excelência em 2025 e nos anos seguintes. Observei a forma como corremos, treinamos e apoiamos os nossos ciclistas no cenário em mudança do ciclismo profissional. Temos uma equipa altamente motivada e ambiciosa de treinadores, diretores desportivos e especialistas de desempenho que desejam criar um ambiente que permita aos nossos corredores realizar o seu potencial”.

“Esta energia e vontade coletivas irão preparar-nos para os desafios e oportunidades que nos esperam em 2025. Passaremos o resto do ano a fazer outras mudanças positivas: a definir planos e objetivos de desempenho da equipa, a organizar campos de treino importantes e a preparar toda a equipa para correr forte em janeiro. Queremos dar o mote desde o início e trabalharemos em estreita colaboração com os nossos corredores para estabelecer a cultura que facilitará o sucesso e será fundamental para o nosso futuro.”


Crédito da imagem: Ineos Grenadiers Twitter – https://x.com/INEOSGrenadiers/status/1846058736185491661/photo/2

Também vais gostar destes!