A nova luz Trek CarBack Radar parece estar a arrebatar o mercado das luzes traseiras com radar integrado graças a especificações que nos podem colocar numa patamar acima no que diz respeito à segurança na estrada. E sim, podemos dizer que estamos convencidos após dois meses de intensa utilização…

PUB
Specialized Levo

Se a queres ficar a saber todos os pormenores e funcionalidades deste acessório bastante útil podes passar no nosso artigo de apresentação da Trek CarBack Radar (aqui!).

Muito resumidamente, esta nova luz promete um alcance de 240 metros e a luz é visível a mais de 1 km de distância. No modo mais potente pode chegar aos 2 kms de visibilidade, conforme diz a marca.

Trek Carback

Relembramos que a luz tem quadro modos de funcionamento: intermitente diurno de 90 lúmens, foco fixo diurno de 25 lúmens, foco fixo noturno de 5 lúmens e intermitente noturno de 5 lúmens, também. A autonomia anunciada é de até sete horas, com indicador LED.

Mas vamos lá “atacar” os pontos fortes e fracos desta potente e compacta luz!

PUB
Nova Trek Supercaliber

A experiência de unboxing é satisfatória e simples. A caixa traz apenas três elementos: a luz, o suporte de selim e o cabo de carregamento USB-C. E o manual de instruções, claro.

Compatibilidade ANT+ e Bluetooth

Neste âmbito estamos muito satisfeitos! Apesar da Trek apenas deixar indicações específicas para emparelhar com ciclocomputadores Garmin e Wahoo, é possível emparelhar com outros modelos e marcas desde que estes tenham ligação ANT+.

Trek Carback

No nosso caso fizemos uso do iGPSport 630, que apesar de não ser um modelo recente, ou dos mais caros, funcionou perfeitamente. Neste aspeto, a Trek CarBack Radar ganha pontos, porque não exclui ninguém de obter mais segurança na estrada.

PUB
Orbea Genius Dealers

A visualização é simples e intuitiva. No visor do ciclocomputador aparece uma barra (lado esquerdo ou direito) que ganha as cores verde (quando não vem carro), amarelo para quando se aproxima veículos e os respetivos pontos indicadores dos mesmos, ou vermelho, quando o automóvel está muito perto ou se aproxima a grande velocidade.

Trek CarBack Radar Rear Bike Light : Know what's coming

Também testámos a app para smartphone Trek Accessories, que permite uma visualização ainda mais pormenorizada do terreno. A app emite também um alerta sonoro e, se estivermos a utilizar o telemóvel no guiador, por exemplo, podemos ver a distância real dos carros. E até se os mesmos se desviam para outra faixa ou não.

A medição é fiável?

É sempre difícil saber se os 240 metros são reais… Contudo, a Trek CarBack Radar deteta muito cedo os carros. Isso é certo. Muitas das vezes ainda nem tínhamos dado conta…

Mesmo em situações de curvas ligeiras, dado o alcance e abrangência do radar, conseguimos saber se vem um veículo ou não. Até mesmo se levarmos outro ciclista na nossa roda a CarBack consegue ler o terreno!

Autonomia: sete horas? Ou menos?

Em termos de autonomia confirmamos que as sete horas são perfeitamente alcançáveis se o tráfego for reduzido. Agora, se pedalarmos em situações de alta intensidade automóvel, o que irá exigir mais trabalho (e energia) por parte do radar, podemos contar com um ligeira diminuição da vida útil da bateria.

Trek Carback

PUB
Riese & Müller Multitinker

O indicador de bateria com quatro  luzes LED na lateral também é do nosso agrado. É uma forma simples e intuitiva de verificar o estado da bateria.

O que não gostámos…

A construção é robusta e compacta, no entanto gostaríamos de ver aqui um suporte de selim um pouco mais ao nível de qualidade da luz em si.

Trek Carback

Notámos que este “escorrega” um pouco, o que por vezes faz com a que a luz fique de lado, principalmente se andarmos em pisos em pior estado. Ainda assim, é possível montar a luz diretamente em selins Bontrager/Trek que tenham o respetivo suporte integrado. Esta será sempre a melhor opção.

O nosso veredicto

Aprovada! É certo que os 199 euros podem ser difíceis de “largar” na aquisição de uma luz, mas, no entanto, este é um acessório que aumenta a segurança em cima da bicicleta, e por isso achamos que vale o dinheiro.

Gostámos do design compacto que, por exemplo, nos permitiu montar uma bolsa de selim e a luz no espigão (nem sempre é fácil conseguir isto tudo…).

A fiabilidade da leitura é boa e, entre tudo o que a Trek CarBack Radar é capaz de fazer, é fácil ficarmos satisfeitos com ela. Podem mesmo dizer que depois de experimentarmos não queremos outra coisa…

Mais info:


Caso detetes algum erro ou tenhas informação adicional que enriqueça este conteúdo, por favor entra em contacto connosco através do email geral[arroba]goride.pt.

Também vais gostar destes!