Na 6ª etapa do 32.º Grande Prémio de Ciclismo JN/Leilosoc, o ciclista Fábio Costa (Glassdrive-Q8-Anicolor) destacou-se num emocionante sprint final e foi o primeiro a cruzar a meta. Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) manteve a camisola amarela.

PUB
KTM

O percurso desta etapa ligou o Parque Oriental do Porto à Avenida da Barrinha, em Esmoriz, num total de 137,1 kms. Desde cedo o pelotão controlou de perto as tentativas de fuga, mas um grupo de dez ciclistas conseguiu escapar, construindo uma vantagem de 55 segundos quando já tinham sido percorridos 30 kms.

Após algumas reviravoltas na corrida e com Adrián Bustamante (Kelly-Simoldes-UDO) a garantir a primeira vitória na meta volante, os ciclistas António Carvalho (ABTF Betão-Feirense) e Tiago Antunes (Efapel) perderam contacto com o grupo da fuga.

No entanto, o grupo composto por Pedro Silva, Fábio Costa (Glassdrive-Q8-Anicolor), Aleksandr Grigorev (Efapel), António Ferreira, Afonso Silva, Adrián Bustamante (Kelly-Simoldes-UDO), Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) e André Ramalho (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) continuou a ganhar terreno.

Adrián Bustamante também se destacou ao conquistar o primeiro prémio de montanha e a meta dos sprints especiais. Os fugitivos conseguiram manter uma vantagem máxima de 3 minutos e 10 segundos quando já tinham percorrido 74 kms.

A partir daí, a Rádio Popular-Paredes-Boavista, liderada pelo camisola amarela Luís Fernandes, assumiu as rédeas do pelotão e começou a reduzir diferenças para a frente da corrida. A vantagem estabilizou-se em 1 minuto e 45 segundos quando estavam no km 105.

PUB
Novidades Trek 2024

Apesar da aproximação constante – o pelotão estava a apenas 50 segundos a cinco quilómetros do final e, posteriormente, a 20 segundos a dois kms do fim -, os fugitivos conseguiram resistir até à linha de chegada.

A etapa foi decidida num sprint final em que o jovem Fábio Costa demonstrou ser o mais rápido e assegurou a vitória, seguido de Adrián Bustamante e Aleksandr Grigorev, respetivamente.

Com o desfecho desta etapa, Luís Fernandes tem neste momento a posição de líder na geral, fruto de uma vantagem de 40 segundos sobre Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor), que ocupa o segundo lugar. Henrique Casimiro continua no 3º posto a 1 minuto e 1 segundo.

Nas restantes classificações, Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor) lidera na classificação dos pontos, César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista) domina na montanha, Pedro Silva na classificação da juventude, Adrián Bustamante nas metas volantes e Hugo Nunes da Rádio Popular-Paredes-Boavista lidera nas classificações combinadas e nos sprints especiais. Quanto à classificação por equipas, a Kelly-Simoldes-UDO assumiu agora a liderança.

PUB
Novidades Trek 2024

A sétima e antepenúltima etapa do 32.º Grande Prémio de Ciclismo JN/Leilosoc vai para a estrada daqui a escassas horas, com partida e chegada em Guimarães.

Mais info:

Lê também:

Grande Prémio de Ciclismo JN – 5ª etapa: Luís Fernandes com a amarela, Jorge Galvez vence em Gondomar

Imagens: Federação Portuguesa de Ciclismo

Também vais gostar destes!