Não está fácil voltar a vencer em 2023 para Caleb Ewan! Dois “photo finish”, duas decisões contra o australiano da Lotto Dstny. Mas este último, no GP Monseré, não está a convencer nada o ciclista e as fotografias só aumentam ainda mais a dúvida.

PUB
Giant TCR 2024

No domingo realizou-se esta prova de um dia na Bélgica (afinal estamos em plena temporada deste tipo de corridas). Foram 198,6 quilómetros entre Ichtegem e Roeselare, numa corrida de categoria 1.1 da UCI. O final foi ao sprint e de grande emoção. Ewan celebrou o que pensava ser a sua segunda vitória do ano, depois de “em casa” ter ganho a Schwalbe Classic, em janeiro.

Mais recentemente, na primeira etapa da UAE Tour, o sprinter australiano viu o “photo finish” entregar a vitória a Tim Merlier (Soudal Quick-Step). Decisão que não gerou dúvidas. Agora a do GP Monseré…

“Acho que ganhei”, escreveu Ewan no Twitter.

PUB
TrekFest 2024

Nem é um ciclista muito ativo nesta rede social, mas mais tarde colocou nova fotografia e até admite que se sentiria muito melhor se alguém lhe mostrasse que ele de facto não ganhou.

Ao fim de vários minutos de espera, foi anunciado que, afinal, o primeiro lugar era do belga Gerben Thijssen, da Intermarché-Circus-Wanty.

Mais tarde, surgiu finalmente a imagem do “photo finish”, sistema obrigatório nas provas UCI. Foi publicada no Sporza, mas a qualidade (falta dela, neste caso) não esclarece quem cortou a meta primeiro. É ainda publicada uma fotografia da linha de meta, sendo questionado se esta estaria direita.

A Lotto Dstny é que, tal como Caleb Ewan, não se conforma com a decisão dos comissários e, segundo o Sporza, já reclamou junto da UCI, exigindo uma prova que realmente o seu ciclista não foi o primeiro a cortar a meta. A falta de qualidade da imagem do “photo finish” é vista como algo que não pode servir de justificação para atribuir a vitória a Gerben Thijssen.

PUB
Orbea Genius Dealers

As fotografias publicadas pelo australiano foram, segundo o artigo, tiradas por pessoas que estavam no público. A Belgian Cycling (federação belga) está a investigar o que aconteceu e a Lotto Dstny quer que, pelo menos, caso não haja uma prova inequívoca que Ewan perdeu o sprint, que este seja declarado vencedor em igualdade com Thijssen.

Também vais querer ler…

Tirreno-Adriático: Ganna arrasa no contrarrelógio

Fotografia: Photo News/Facebook Lotto Dstny

Também vais gostar destes!