Filippo Ganna arrasou no contrarrelógio individual de abertura do Tirreno-Adriático, cumprindo os 11,5 quilómetros, com partida e chegada em Lido di Camaiore, em 12.28 minutos, a uma média superior a 55 km/hora! O italiano é o primeiro camisola azul de líder da competição.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

‘Top’ Ganna, recordista da hora e campeão do mundo da especialidade em 2020 e 2021, voltou à sua melhor forma com a primeira vitória em ‘cronos’ este ano e deixou o segundo classificado, o alemão Lennard Kämna (BORA-hansgrohe), a 28 segundos, e o norte-americano Magnus Sheffield (INEOS Grenadiers), terceiro, a 31 segundos.

“Foi uma performance incrível, estou muito feliz, por mim e pela equipa”, afirmou Ganna após terminar o contrarrelógio. “Depois da vitória de Tom Pidcock na Strade Bianche, começamos aqui em boa forma. Veremos amanhã com as condições meteorológicas, com as etapas que virão… vamos aproveitar a corrida”, adiantou o italiano.

PUB
Giant TCR 2024

“Só pensei em rodar o mais rápido possível. Não sabia como seria o meu desempenho, mas queria dar tudo, por mim e pelos italianos. É uma vitória importante para mim, para levantar a moral e para as Clássicas é uma motivação especial”, declara Ganna, que disse estar impressionado com o desempenho do seu jovem companheiro de equipa, Magnus Sheffield, de 20 anos. “Fez uma performance incrível, está em ótima forma. Temos uma das melhores equipas nesta corrida.”

PUB
TrekFest 2024

 

João Almeida, com o sétimo tempo mais rápido, a 41 segundos de Ganna, fez melhor do que muitos dos candidatos à geral, apesar de ter sido o segundo posicionado da sua equipa, atrás do norte-americano Brandon McNulty, que foi quinto (a 34 segundos).

Em dia de 34.º aniversário, Nelson Oliveira (Movistar) esteve a muito bom nível, alcançando o 13.º posto, a 49 segundos de Ganna e a centésimos do esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) que fez a estreia em competição esta temporada.

O companheiro de equipa de Roglic, o belga Wout van Aert, também no primeiro dia na estrada em 2023, não foi além de o 44.º lugar.

Na terça-feira, a segunda de sete etapas liga Camaiore a Follonica, em 210 quilómetros que contam com apenas uma contagem de montanha no percurso.

Classificações:

www.procyclingstats.com

PUB
TrekFest 2024

Também vais querer ler…

Tomas Contte cumpre desejo com vitória na Clássica de Santo Thyrso

Fotografias: Twitter Tirreno-Adriático e Sprint Cycling Agency/Twitter UAE Team Emirates

Também vais gostar destes!