Cristiana Valente não deu hipóteses em Cantanhede na primeira prova da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa, que se realizou este domingo, culminando com vitória o trabalho da Glassdrive/Chanceplus/Allegro.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

A corrida de elite feminina – que inclui as atletas de sub-23 – teve uma distância de 81,1 quilómetros. Cristiana Valente, de 37 anos, cortou a meta com 42 segundos de vantagem sobre Katiuska Rodrigues (Maiatos) e 44 sobre Liliana Jesus (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade).

“Estou muito feliz. Não pela minha vitória, mas pelo trabalho que fizemos durante toda a corrida. Estivemos todas muito bem, fizemos um trabalho fantástico e estou muito contente por nos últimos quilómetros ter segurado a vitória de hoje e acabar a ganhar”, disse a vencedora, em comunicado da equipa.

“Confesso que no final pensava apenas no trabalho que esta estrutura teve para nos colocar na estrada com todas estas condições e no trabalho de todas as colegas. Foi fantástico”, salientou.

O diretor desportivo, Bruno Pires, não podia estar mais feliz com o triunfo: “É a primeira vitória deste projeto que iniciou no ano passado, com a minha direção. É o realizar de um sonho, poder ter a minha primeira vitória como diretor desportivo. Têm sido meses de muito trabalho, muitas reuniões com patrocinadores, planificação de treinos, um árduo trabalho. Mas tenho uma equipa extraordinária à minha volta.”

PUB
TrekFest 2024

O responsável destacou ainda todas as atletas: “Foram fantásticas! Fizemos uma prova como se corre a nível profissional, algumas equipas vieram dar-nos os parabéns pela forma como liderámos a corrida, a forma como a equipa estava compacta na frente.”

Acrescentou: “Por isso quero dar os meus parabéns a cada uma das atletas, à Cristiana, à Maria, à Tânia, à Ana, à Beatriz, à Nádia, à Tamara, estou muito orgulhoso delas. Espero que esta seja a primeira de muitas, porque trabalhamos para isto todos os dias e os resultados não aparecem por acaso.”

Entre as corredores sub-23, a vencedora foi Mariana Líbano (Soltec Team Costa Cálida) que deixou as mais diretas adversárias a 55 e 56 segundos, respetivamente, com o pódio a ser preenchido por Nádia Henriques (Glassdrive/Chanceplus/Allegro) e Laura Simão (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ).

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Na categorias de juniores foram cumpridos 63,1 quilómetros no circuito de Cantanhede. Houve um sprint entre seis ciclistas e os três primeiros lugares ficaram para todos para a equipa Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade: a vitória foi para Margarida Teodósio, com Raquel Dias e Mayra Silva a ficarem nos lugares seguintes.

Entre as cadetes (45,5 quilómetros) a mais forte no sprint foi Emília Baía (Korpo Activo/Penacova), seguida por Margarida Vasconcelos (Axpo/FristBike Team/Vila do Conde) e por Bruna Gonçalves (Clube de Ciclismo de Tondela-ADRT).

Nas categorias de veteranas triunfaram a master 30 Nádia Mendes (Cantanhede Cycling/VESAM), a master 40 Ana Neves (Bike & Nutrition Shop), a master 50 Rosa Marques (União Ciclista de Melgaço e Ponte da Barca) e a master 60 Leontina Palhas (Vertentability/CRG). A formação do Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arada ganhou por equipas.

A Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa decorre segue para Albufeira a 22 de abril e logo no dia seguinte, realiza-se a ronda seguinte em Moura.

Classificação:

Ranking da Taça de Portugal:

PUB
Beeq

Também vais querer ler…

Fem van Empel, a rainha do ciclocrosse à descoberta da estrada

Fotografias: Federação Portuguesa de Ciclismo

Também vais gostar destes!