A Ghost Lector FS é uma das bicicletas de ‘dupla’ mais destacadas da temporada de 2021. Tem a aprovação de uma das equipas do Mundial de Cross Country (XC), a Ghost Factory Racing e beneficia do ‘know-how’ e da tradição da marca germânica.

PUB
Cube Stereo ONE

Trata-se de um bicicleta com suspensão total e de 29″, que permite a personalização de acordo com o tamanho, para se adaptar, o mais possível, ao ciclista. Além disso, dispõe de uma geometria que a aproxima do segmento misto XC-Trail (Down Country).

Toda a gama Ghost Lector FS apresenta quadros inteiramente de carbono. Porém, na gama, como muitas outras marcas, a Ghost diferencia entre dois tipos de carbono que acabam repercutindo-se no peso final da bicicleta: UC (Ultra Light Carbon), a série premium com as melhores montagens; e LC, ligeiramente mais pesado, com posicionamento intermédio na gama.

No capítulo de geometria, encontramos inovações importantes. Uma delas é a inclusão da geometria SuperFit da Ghost, que já é aplicada na Lector rígida. Um conceito de design baseado na adaptação das medidas do quadro a cada tamanho (XS, S, M, L e XL), incluindo o comprimento das escoras. Porém, os ângulos permanecem inalterados em todos: 68º na direção e 75,5º no tubo do selim.

Tractionlink: suspensão traseira

PUB
Selle SMP

O novo sistema de suspensão traseira do Ghost não se aplica apenas a esta nova Lector FS, mas também à Riot, também total, mas de curso longo. É baseado num esquema de pivô virtual, com um triângulo traseiro de carbono de uma peça e ligação por duas bielas, a superior de carbono e a inferior em alumínio.

A ancoragem do amortecedor é de tipo Trunnion, invertida. Com esta configuração procuram-se vários objetivos: obter uma basculante rígida que minimize ao máximo o vai e vem do amortecedor durante a pedalada, mas, ao mesmo tempo, permita uma boa sensibilidade e progressividade ao curso da suspensão.

Também permite que alterar o curso de suspensão segundo o tamanho do ciclista. Assim, Tractionlink e a geometria SuperFit combinam os seus conceitos para fornecer um curso específico de acordo com o tamanho escolhido: XS e X com 107 mm (com forqueta de 100) e tamanhos de M a XL 115 mm (com forqueta de 120 mm). Desta forma, a nova Ghost Lector FS é uma suspensão total que também compatibiliza as características das XC de curso longo (110 – 120 mm), para ser eficaz em competição nos circuitos que cada vez mais técnicos.

 

PUB
Giant Trance X Advanced E+ Elite

O novo modelo está disponível em cinco versões diferentes, três delas com carbono UC premium e duas com o LC mais económico. De suas montagens destacamos os seguintes elementos.

 

Espigão do selim integrado: trata-se de um espigão telescópico testado em competição pela equipa da Taça do Mundo. É fabricado pela marca austríaca Eightpins e apenas sobressai a parte que lhe serve de curso, que é diferente segundo a medida escolhida. É de série nas versões UC topo de gama.

Segunda grade de bidão no tubo superior: como o amortecedor ocupa o espaço que tradicionalmente seria reservado para uma grade extra, os alemães colocaram o hardware para abrigá-lo sob o tubo superior. A vantagem é estar ao alcance do ciclista. Esta solução está incorporada em toda a gama.

 

Preços: a Ghost XC Double já está disponível, com preços que variam de 3699 € para o modelo de entrada (FS Essential) a 7999 € para a réplica da Taça do Mundo. Todas as montagens vêm de fábrica com uma prato simples e desmultiplicação 1 × 12.

PUB
Riese & Müller Culture

Também vais gostar destes!