É uma das grandes novidades da 49ª edição da Volta ao Algarve. A Tudor Pro Cycling Team, projeto que será do segundo escalão do ciclismo mundial em 2023 e que tem o antigo ciclista suíço Fabian Cancellara como um dos mentores, estará presente na corrida portuguesa, entre 15 e 19 de fevereiro. Mas há mais.

PUB
Specialized Levo

Além desta estreia, há que destacar um regresso. A americana EF Education-EasyPost há muito que não surgia nas estradas algarvias. A última participação foi em 2017, então com o nome de Cannondale-Drapac.

Foto: Facebook EF Pro Cycling

Regressando à Tudor Pro Cycling Team, a equipa suíça é uma das principais novidades para a próxima temporada. Fabian Cancellara, de 41 anos, terminou a carreira de corredor em 2016, mas continua ligado à modalidade.

Foi um dos grandes da história do ciclismo, com três vitórias na Volta a Flandres, outras tantas no Paris-Roubaix, quatro vezes campeão do mundo de contrarrelógio, duas olímpico… E o impressionante palmarés é longo!

Ainda não foram anunciados os ciclistas da Tudor Pro Cycling Team, mas na equipa técnica há um português: Ricardo Scheidecker. Com uma vasta experiência no ciclismo mundial, Scheidecker estava na Quick-Step Alpha Vinyl e desempenhou um papel importante na vitória de Remco Evenepoel na Volta a Espanha. Na Tudor desempenhará a função de diretor técnico e de desenvolvimento.

Foto: Wordup Projects/Facebook Uno-X Pro Cycling Team

PUB
Giant TCR 2024

Mais duas equipas foram confirmadas esta segunda-feira. Uma é das que mais entusiasma nas corridas. A ProTeam (segundo escalão) norueguesa Uno-X já esteve na Algarvia em 2020 e tem sido uma estrutura em constante evolução.

Na próxima temporada irá contar com um dos grandes nomes do ciclismo atual: Alexander Kristoff. O norueguês, de 35 anos, já sprintou na Volta ao Algarve, mas ainda não venceu.

Na Uno-X uma coisa é certa: não há corrida que não tente disputar, sendo sempre uma equipa muito ativa e pronta a dar espetáculo.

Foto: Facebook Volta ao Algarve

Para fechar os anúncios do dia, uma estrutura que é já uma habitué. A ProTeam espanhola da Caja Rural-Seguros RGA, que conta com o português Iúri Leitão, irá para a sua 13ª presença na Volta ao Algarve.

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

Estas quatro equipas juntam-se a Alpecin-Deceuninck, Arkéa Samsic, BORA-hansgrohe, DSM, Groupama-FDJ, Intermarché-Circus-Wanty, todas do escalão World Tour em 2023.

Mais confirmações se seguirão nas próximas semanas, pois falta conhecer seis equipas estrangeiras, sendo que o pelotão irá contar ainda com as nove Continentais portuguesas.

Também vais querer ler…

Alpecin-Deceuninck confirmada na Figueira Champions

Fotografia principal: Facebook Tudor Pro Cycling Team

Também vais gostar destes!