Já por aqui sugerimos algumas dicas para lidar com a lama este Inverno, mas sentimos falta de lançar a discussão: guarda lamas na bicicleta, sim ou não? Isto mais a pensar no BTT e menos no ciclismo de estrada, naturalmente.

PUB
Riese & Müller Multitinker

Sabemos que este é um tema que não deixa de acordo toda a gente e até deste lado temos algumas dúvidas, sendo que, quando a lama “aperta” mais, aconselhamos sempre a que se instale um bom guarda lama na bicicleta, sim.

Um dos modelos de guarda-lamas S-Mud da Polisport.

E desse lado, o que preferes? Seja como for, enumeramos já a seguir duas vantagens e duas desvantagens de usar guarda lamas, pode ser que ajude na decisão de instalares este acessório na bike…

As vantagens de usar guarda lamas:

Proteção contra a projeção de detritos

O primeiro motivo para uso deste acessório está relacionado com a proteção que obtemos face aos salpicos de água e face aos detritos e lama que saltam das rodas para o nosso corpo.

Assim garantimos que tanto a roupa como os sapatos sofrem menos com a lama, durando mais tempo, à partida, já que a lama consegue infiltrar-se nos sistemas de ajuste dos sapatos, por exemplo, reduzindo a sua esperança média de “vida” útil.

PUB
Prototype

Por outro lado, algo que nos parece muito importante, que é a segurança: com um guarda lamas conseguimos evitar que partículas de terra saltem para os olhos (ou até para o nariz e boca), fazendo com que andemos mais seguros e sem risco de queda ou acidente.

Isto porque nem sempre os óculos são proteção suficiente para a água e lama que salta em boa quantidade da roda da frente. Também acabamos por ficar menos molhados, o que em dias frios pode fazer a diferença, pelo menos no início da volta/treino.

Proteção da bicicleta

O segundo motivo é a própria proteção da bicicleta, em especial modelos de suspensão total que contam com mais componentes móveis e mais suscetíveis a desgaste e consequente necessidade de manutenção caso haja muita terra e lama no interior.

PUB
Orbea Genius Dealers

Um par de bons guarda lamas evitam que essa sujidade chegue em grandes quantidades aos rolamentos, aos amortecedores, às juntas, etc… Também os componentes deste género da parte da direção acabam por ficar mais salvaguardados com a utilização de um guarda lamas à frente.

Os contras de usar guarda lamas:

Estética

Um “tema” que pensávamos já estar “resolvido”, mas que talvez ainda não esteja, pois decidimos colocá-lo aqui após várias conversas com amigos sobre o assunto: uma desvantagem de usar guarda lamas parece ser a estética. Ou seja, há quem prefira manter a bicicleta com um look mais simples e liberto deste acessório do que evitar as projeções de água e lama que este ajuda a evitar…

Concordamos que, em algumas situações, certo guarda lamas podem alterar significativamente a “silhueta” da bicicleta de BTT. E todos sabemos que o look da bike é algo muito importante, certo?!

Ruídos ‘parasita’ e problemas de fixação

Há sempre a possibilidade de os guarda lamas gerarem alguns barulhos adicionais e que possam acabar por ficar mal instalados com as “peripécias” nos trilhos. Isto porque esses acessórios podem sair da sua posição inicial com tanto salto, buraco, curva e etc… Com os modelos melhores, contudo, isso não acontece.

PUB
Specialized Levo

Em suma…

Repetimos que a nossa recomendação é que instales um guarda lamas nas alturas do ano em que há mais água nos trilhos e se treinas regularmente em percursos onde existe mais lama.

Existem modelos maiores e outros mais compactos e leves, pelo que a escolha será depois tua, claro: os primeiros protegem mais, os segundos protegem menos mas não acrescentam tanto peso e prejudicam menos a estética da bike.

Mas acreditamos que entre as muitas opções disponíveis nas lojas seja possível encontrar as soluções que trazem mais vantagens do que inconvenientes…

Outro ponto que “vale o que vale”: se prestares atenção nas provas de XCO, enduro e downhill com mais lama, são muitos os profissionais que usam guarda lamas na bicicleta.

Também vais querer ler…

4 (grandes) dicas para ‘combater’ a lama este Inverno!

Também vais gostar destes!