Foi uma estreia perfeita para David Valero numa prova da Titan World Series, enquanto Ariadna Ródenas junta a NEOM Titan Desert Arábia Saudita à vitória de Marrocos, em 2021. Ródenas não deu hipóteses à concorrência, enquanto Valero só no último dia viu Haimar Zubeldia ceder.

PUB
Nova Mondraker Dune

A quarta e última etapa da prova tinha apenas 76 quilómetros, com 194 metros de acumulado. No entanto, os corredores estavam alertados que a navegação teria um papel importante neste dia. Não sendo o ponto forte de David Valero (Burgos Templo Cafés UCC), o número um mundial de XCO mostrou que tem o que é preciso para ser um Titan.

“Estou muito contente. Foram quatro dias em que tivemos de tudo. Aprendi muito e desfrutei do ambiente da Titan”, afirmou David Valero, ao jornal As. E assim foi. Vento, montanha, deserto, areia, pedras… Um desafio completo para todos os atletas que participaram.

Valero foi segundo na etapa desta sexta-feira, cinco segundos atrás de Julen Zubero (Krypteia), que assim venceu pela segunda vez e garantiu o terceiro lugar no pódio final, a 18 segundos do campeão. Zubeldia andou toda a corrida ao lado de Valero, mas desta feita cedeu. Foi quinto, perdendo sete minutos, mas o segundo posto na geral estava seguro.

PUB
KTM E-Bikes BTT

Para quem disse que iria à Arábia Saudita para aprender e aproveitar para começar a preparar a próxima temporada, David Valero demonstrou que não teve problema em adaptar-se às exigências de uma corrida como a da Titan Series, vencendo da primeira vez que participou numa. Venceu a primeira etapa e controlou perfeitamente os acontecimentos nos dias seguintes, não cedendo na liderança até final.

Domínio total de Ródenas

A prova feminina só deu Ariadna Ródenas (Kenzasport). Não houve uma rival à altura da espanhola, que ganhou todas as etapas e terminou com 1:38 horas de vantagem! Muriel Bouhet foi a segunda classificada, com Michaela Sekulova (SkodaWeLoveCycling) a fechar o pódio.

“A Titan é uma corrida muito dura, muito bonita. Competir por paisagens pelas quais quase ninguém passou é um sonho”, salientou a campeã.

PUB
Beeq

Agora começa a contagem decrescente para a próxima corrida. A Skoda Titan Desert Marrocos realiza-se entre 30 de abril e 5 de maio.

Classificações completas:

Também vais querer ler…

NEOM Titan Desert Arábia Saudita: a vez de Zubeldia ganhar, mas Valero não cede na liderança

Fotografias: NEOM Titan Desert Arábia Saudita

Também vais gostar destes!