Jonas Vingegaard venceu isolado a 5.ª etapa do Critérium du Dauphiné, em Salins-les-Bains, e conquistou a camisola amarela ao seu compatriota Mikkel Bjerg (UAE Emirates).

PUB
Giant TCR 2024

O dinamarquês da Jumbo-Visma cortou a meta com 30 segundos de vantagem sobre o francês Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step), que liderou um grupo perseguidor. O também dinamarquês Tobias Halland Johannessen (Uno-X) foi o terceiro classificado.

Vingegaard colocou-se em vantagem na parte final da etapa, numa subida de 2.ª categoria, contra-atacando a uma ofensiva do equatoriano Richard Carapaz (EF Education EasyPost), e não foi mais alcançado.

PUB
Prototype

No final da jornada vitoriosa, o vencedor da Volta a França de 2022 e um dos principais candidatos ao triunfo na edição deste ano, conteve o regozijo pelo êxito, manifestando-se consternado pelo incidente durante a manhã na cidade francesa de Annecy, onde ocorreu um ataque à faca que fez seis feridos, incluindo quatro crianças, e solidarizou-se com as vítimas e os familiares.

“Claro que estou muito feliz com esta vitória, mas creio que num dia como este, com o que aconteceu em Annecy, o ciclismo não é muito importante… Os meus pensamentos estão com todas as vítimas e respetivas famílias”, começou por afirmar Jonas Vingegaard.

“Hoje [ontem] não queria atacar. Só queria defender-me, e eles [adversários, referindo-se muito provavelmente a Richard Carapaz] atacaram. Então trabalhei com Carapaz, mas ele não conseguiu acompanhar-me”, disse o dinamarquês de 26 anos, que ascendeu ao primeiro lugar da classificação geral, a 1.10 minutos de Ben O’Connor (AG2R Citroën) e a 1.23 m de Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step).

Tal como estes dois últimos, integrando o primeiro grupo de perseguidores, Clément Champoussin (Team Arkéa-Samsic), Lenny Martinez (Groupama-FDJ) e Guillaume Martin (Cofidis), Jai Hindley (BORA-hansgrohe), Enric Mas (Movistar Team), Mikel Landa (Bahrain Victorious), Adam Yates (UAE Team Emirates) e Egan Bernal (INEOS Grenadiers) cruzaram a linha de meta a 31 segundos atrás do vencedor.

PUB
Riese & Müller Culture

Lê também:

Combativo Derek Gee prolonga contrato ‘à Ayuso’

Imagens: Critérium du Dauphiné e Jumbo-Visma Twitter

Também vais gostar destes!