Richard Carapaz (Ineos Grenadiers) venceu a 5.ª etapa da Volta à Suíça, ultrapassando Jakob Fuglsang (Astana-Premier Tech) nos últimos metros, após uma chegada em alto, em Leukerbad. O equatoriano conquistou a camisola amarela a Mathieu van der Poel, que não resistiu à jornada montanhosa, esta quinta-feira, na corrida helvética.

PUB
Specialized Levo

Fuglsang atacou a 18 quilómetros da meta, ainda na penúltima subida do dia, mas foi alcançado por Carapaz a três quilômetros do final, depois do corredor da Ineos ter deixado para trás o grupo principal, sem que ninguém o conseguisse acompanhar.

Quando Carapaz chegou a Fuglsang em plena subida final manteve-se à frente do duo até 200 metros do risco, altura em que o dinamarquês atacou, destacando-se ligeiramente, para o que parecia uma vitória certa. No entanto, o adversário apanhou-o e contra-atacou nos 25 metros finais, obtendo a sua primeira vitória em 2021.

“Estou muito feliz. Foi algo em que trabalhámos a semana toda”, disse Carapaz após a etapa. “Sabíamos que era um dia especial, queríamos pensar na classificação geral e na possibilidade de ganhar uma etapa. Fiz as duas coisas, por isso estou feliz”, acrescentou o equatoriano.

“Havia muita gente interessada na classificação geral, o que serviu de rampa de lançamento para a nossa estratégia. Fiz um ataque perfeito e pronto”, afirmou o corredor da Ineos.

PUB
Orbea Genius Dealers

Michael Woods (Israel Start-Up Nation) liderou o grupo de perseguição, que integrava os restantes corredores candidatos à vitória na Volta à Suíça, e que terminou 39 segundos depois dos dois primeiros.

Carapaz é o novo líder da classificação geral, com 26 segundos de vantagem sobre Fuglsang, enquanto Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep) caiu para o terceiro lugar, a 33 segundos.

“Viemos para esta prova a pensar na preparação para o tour. Claro, também queremos vencer. O objetivo principal é o Tour, mas se conseguirmos vencer aqui é bom”, admitiu o novo camisola amarela da Volta à Suíça.

PUB
Nova Mondraker Dune

Também vais gostar destes!