Mais uma mudança no calendário. Agora é uma antecipação. Os Campeonatos Nacionais de estrada vão disputar-se uma semana mais cedo do que o previsto, com as questões sanitárias devido à pandemia de covid-19 a motivarem esta alteração.

PUB
KTM E-Bikes BTT

Os Nacionais vão assim disputar-se entre 14 a 16 de agosto em Paredes e não entre 21 e 23 desse mês, como estava agendado. Em declarações ao jornal A Bola, o diretor da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) confirmou a mudança. Sérgio Sousa referiu que devido a um outro evento que se irá realizar na região no fim de semana de 23 e que exige “assistência sanitária”, como explicou, “o Delegado de Saúde não se pronunciou oficialmente mas deu a entender que seria muito difícil o parecer positivo para essa data.”

A sugestão, segundo Sérgio Sousa, passou pela antecipação dos Nacionais, de forma a evitar novos problemas, que têm levado ao adiamento e cancelamento das poucas corridas que estavam no calendário para este regresso à estrada pós-confinamento.

“Para não corrermos o risco de a poucos dias de se realizarem, as provas serem anuladas, decidimos avançar para a data sugerida”, realçou o diretor da FPC ao jornal desportivo. No entanto, admite que esta mudança poderá levar os ciclistas portugueses que competem em equipas estrangeiras a não estarem presentes em Paredes. Sérgio Sousa afirmou: “Devido aos problemas conhecidos não temos alternativas”.

Pelotão à espera de corridas

Primeiro foi a Volta a Portugal a ser adiada, sem nova data à vista. Na terça-feira, após ser conhecido um caso positivo de covid-19 entre os elementos da organização do Troféu Joaquim Agostinho, a prova foi adiada para 19 e 20 de setembro. Foi, ainda assim, uma desilusão para o pelotão nacional, que esperava regressar às corridas de fundo já neste fim de semana.

No domingo 5 de julho, disputou-se a Prova de Reabertura em Anadia, um contra-relógio individual ganho por Rui Costa (UAE Team Emirates). Porém, os ciclistas do pelotão nacional já sabiam que na semana seguinte não iriam competir nas duas corridas de um dia que estavam marcadas para Oliveira de Azeméis. Foram canceladas.

PUB
KTM E-Bikes BTT

Também vais gostar destes!