Em Portugal já nos habituámos a ter Anadia como um ponto central no ciclismo. A criação do Centro de Alto Rendimento naquela região, com um Velódromo capaz de receber importantes provas internacionais, além das condições de estrada, BTT e, claro, a mais recente pista de BMX, reforçam o estatuto de Anadia como um ponto fulcral para a competição em bicicleta.

PUB
Specialized Levo

2022 foi um ano marcante com a realização dos Europeus de sub-23 e juniores em BTT, estrada e pista, mas o próximo ano também promete ação ao mais alto nível internacional.

A Federação Portuguesa de Ciclismo anunciou que o Campeonato da Europa de Pista para Sub-23 e Sub-19 vai realizar-se novamente no Velódromo Nacional, entre 11 e 16 de julho.

A competição ganha ainda mais relevância, pois em agosto disputam-se os primeiros Mundiais em que todas as vertentes se juntarão num local, na mesma altura do ano: Glasgow, na Escócia. Muitos dos jovens corredores estarão em Anadia, não só a pensar em conquistar os títulos europeus, mas também em garantir a melhor preparação para os Mundiais.

Quanto ao BMX, a pista olímpica será o palco da Taça da Europa de BMX, nos dias 2 e 3 de setembro. Esta será uma competição que juntará todas as categorias etárias, desde os jovens mais promissores até aos grandes nomes do panorama internacional de elite.

PUB
KTM E-Bikes BTT

Mas de volta ao Velódromo, não será preciso esperar até ao verão para assistir a provas internacionais. Já em janeiro, realiza-se o Troféu Internacional Artur Lopes, prova de classe 1 UCI.

Mais uma vez, espera-se a presença de alguns dos melhores atletas de pista, pois não faltará muito para se disputar o Campeonato da Europa de elite, em Grenchen, Suíça, entre 8 e 12 de fevereiro.

Também vais querer ler…

Está aberta a época de pista no Velódromo Nacional

Fotografias: Federação Portuguesa de Ciclismo

PUB
Nova Mondraker Dune

Também vais gostar destes!