João Almeida (UAE Emirates-XRG) admitiu que vai iniciar a Volta a Espanha com “pouca confiança”, fruto de uma temporada de 2026 marcada por vários contratempos, mas garante estar totalmente empenhado em apoiar o colega de equipa, Tadej Pogacar, na conquista da única grande Volta que falta no seu palmarés.
Depois de um início de época promissor, com um segundo lugar na Volta à Comunidade Valenciana e um terceiro na Volta ao Algarve, as ambições de Almeida em liderar a equipa no Giro d’Italia foram frustradas. Uma doença e resultados anormais em análises ao sangue forçaram o ciclista de 28 anos a uma paragem prolongada, redirecionando os seus objetivos para a Vuelta.
First training ride at @lavuelta done and dusted ✅
Tonight, we’ll take to the stage in Monaco for the official team presentation 🇲🇨 #WeAreUAE #LaVuelta26 pic.twitter.com/9biccyhfuc
— @UAE-TeamEmirates (@TeamEmiratesUAE) August 20, 2026
O regresso à competição foi discreto, com um abandono no Tour Auvergne-Rhône-Alpes após a sexta etapa. Mais recentemente, um novo revés surgiu na Volta à Polónia, onde uma queda o obrigou a desistir antes do arranque da etapa seguinte. Esta sucessão de azares deixou o português incerto sobre a sua forma física para a prova espanhola.
“Tem sido um ano complicado. Chego aqui a sentir-me bem, mas com pouca confiança”, confessou Almeida na conferência de imprensa de antevisão da corrida.
Apesar da fase difícil, o ciclista luso regressa à Vuelta com boas memórias, depois de na edição anterior ter vencido uma etapa no icónico Alto de l’Angliru e terminado em segundo lugar na geral, atrás de Jonas Vingegaard (Visma | Lease a Bike).
A beautiful welcome in Monaco 🇲🇨👋
A special evening for UAE Team Emirates-XRG as we get ready to kick off @lavuelta 🔜#WeAreUAE #LaVuelta26 pic.twitter.com/H2dZkhEGjY
— @UAE-TeamEmirates (@TeamEmiratesUAE) August 20, 2026
“Gosto muito da Vuelta e já a corri algumas vezes”, afirmou. “Estou muito motivado e espero que as coisas corram bem, que possa desfrutar da corrida e passar um bom bocado com os meus colegas de equipa, que são como uma segunda família para mim.”
O principal objetivo da UAE Emirates-XRG é claro: apoiar Tadej Pogacar, que regressa à prova pela primeira vez desde 2019. O esloveno, recente vencedor do seu quinto Tour de França, procura tornar-se o nono ciclista da história a vencer as três grandes Voltas, juntando-se a Vingegaard, que alcançou o feito no Giro em maio.
It’s true – he’s coming back. @TamauPogi to @lavuelta, confirmed ✅ 🇪🇸
Introducing our team for the 21 stages from Monaco to Granada ⤵️
🇵🇹 @JooAlmeida98
🇸🇮 @DomenNovak
🇵🇹 @IvOliveira96
🇸🇮 @TamauPogi
🇫🇷 @PavelSivakov
🇪🇸 @pablotorres_22
🇺🇸 Kevin Vermaerke
🇦🇺 @JayVine3… pic.twitter.com/K80PkWkF7x— @UAE-TeamEmirates (@TeamEmiratesUAE) August 3, 2026
Almeida sublinhou o seu papel de gregário de luxo. «Espero estar no meu melhor e darei tudo, porque temos uma corrida para vencer», declarou. “Estou aqui para ajudar o Tadej a ganhar a única coisa que ainda falta no seu palmarés. Se depois disso conseguir um bom resultado para mim… tanto melhor.”

