Marco Melandri foi um profissional de motociclismo que se destacou ao longo do tempo pelso seus feitos nas pistas, principalmente a conquista do Campeonato do Mundo de motociclismo na categoria de 250 cc lá por volta do ano de 2002… Mas hoje a sua “máquina” parece ser outra: a e-BTT Husqvarna Hard Cross!

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Olhemos um pouco para trás para percebermos porquê. Em 2019, após uma carreira de grandes êxitos, Melandri decidiu retirar-se. Aos poucos, seduzido pelas emoções geradas pelas e-bikes mais “radicais”, o ex-corredor andava com uma e-BTT da Ducati, fabricada pela marca italiana Thok.

Contudo, nesse mesmo ano passou a estar aos comandos de uma Husqvarna, na qual participou no circuito de enduro EWS-E, sendo que, em Setembro último, acabou por alcançar a vitória na categoria Master 35 na etapa Finale Figure, em Itália.

A Husqvarna é conhecida pelas suas motos (fabrico desde 1903!), especialmente pelos modelos todo o terreno. No mundo das e-bikes, apesar de ter modelos de estrada, é nas e-BTT que a marca mais aposta. Assim, a bike de Marco Melandri é o modelo mais dirigido ao enduro no catálogo deste fabricante. Trata-se da Husqvarna Hard Cross. Vejamos alguns pormenores…

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A Husqvarna Hard Cross de Marco Melandri

A Husqvarna Hard Cross que utiliza Marco é como que a “mistura” de dois modelos diferentes na oferta da marca: por um lado, baseia-se no quadro da Hard Cross 8 (em alumínio 6061) e recorre ao grupo de transmissão Shimano XT.

Por outro lado, o conjunto de suspensões é aquele que encontramos noutro modelo, na Husqvarna Hard Cross 9: uma dupla Factory da Fox (suspensão frontal 38 e um amortecedor X2).

No vídeo de Melandri que podes ver mais acima neste artigo vê-se que o piloto anda com uma Hard Cross 8 equipada com um set de suspensões Fox nas versões Performance. Mas em competição o modelo utilizado por ele é o que vemos nas imagens.

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Em várias etapas do circuito EWS-E (na etapa de Crans-Montana, na Suíça, por exemplo), foi possível constatar que a montagem que Melandri usou apresentava um amortecedor Öhlins TTX22, o que nos leva também a crer que a equipa instala componentes diferentes em função das exigências de cada percurso e prova…

O mesmo acontece com os restantes componentes, que acabam por ser um pouco “vitaminados” ao gosto de Melandri. O sistema de travagem é um conjunto Saint de quatro pistons da Shimano (o modelo de série inclui um conjunto XT também com quatro pistons), com discos Galfer Disc Wave de 203 mm.

Há um guarda-lamas muito compacto à frente que mostra o carismático dorsal 33 de Melandri e um “H” referente à marca Husqvarna, sendo que o guiador instalado tem 750 mm, uma largura adotada por muitos pilotos de enduro e XC e que foge um pouco às “modas” do momento.

Mas a principal diferença entre a montagem da Hard Cross que vem de série e aquela que é usada por Melandri está na roda da frente, que é de 29”, ao passo que de série a bike conta com roda de 27,5” à frente. Assim, a Hard Cross de Melandri converte-se numa versão Mullet, algo que pode muito bem passar a acontecer também no catálogo da marca muito em breve, dizemos nós… Até porque o modelo Husqvrana Mountain Cross já permite fazer esta seleção.

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Conjunto motor-bateria Shimano EP8

A motorização escolhida foi a que vemos nos modelos de origem: o conjunto Shimano Steps EP8 (85 Nm), alimentado por uma bateria com 630 Wh de capacidade.

O pilto italiano, que decerto chegou ao mundo do enduro e das e-BTT para ficar durante muito tempo, tem assim a possibilidade de escolher entre dez níveis de assistência à pedalada, cinco níveis de assistência ao arranque e a capacidade máxima de binário nos três modos de funcionamento do motor.

Mais info: www.husqvarna-bicycles.com

Vídeo oficial da Husqvarna Hard Cross 8:

Hard Cross 8 | 2021 | Husqvarna E-Bicycles

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