Alejandro Valverde parece não ter fim… Espera-se que 2022 seja o ano da sua despedida das estradas, mas a verdade é que o espanhol começou o ano a vencer provas. Se assim continua, duvidamos que não faça mais uma temporada… A 27 de Fevereiro, o ciclista venceu 1ª edição da prova Gran Camiño, na Galiza, competição que terminou com um contrarrelógio em que El Bala foi terceiro. E aos comandos desta Canyon Speedmax que aqui vemos ao pormenor.

PUB
Orbea Genius Dealers

É isso mesmo: neste artigo queremos centrar-nos na bicicleta que permitiu a Valverde “voar” no time trial nesse dia. A Canyon Speedmax em causa é baseada no modelo TT de contrarrelógio, precisamente, mas a verdade é que pelo “meio” encontramos neste modelo algumas diferenças e… surpresas.

Canyon Speedmax CFR TT Disc ou CFR Disc eTap?

A bicicleta alemã que a equipa da Movistar utiliza é uma híbrida entre a Speedmax CFR TT focada no contrarrelógio e a CFR Disc eTap mais virada para o triatlo: da primeira herda o quadro e da segunda os componentes.

O quadro derivado do modelo CFR TT, que é mais aerodinâmico que a CFR de triatlo…

A bicicleta que Valverde utilizou no mencionado contrarrelógio da prova O Gran Camiño utilizava o quadro CFR TT que ignora os compartimentos de armazenamento do modelo de triatlo. Este quadro, aprovado pela UCI, é fabricado em fibra de carbono Toray M40X e foi desenhado em colaboração com os especialistas da Swiss Side no túnel de vento. O peso anunciado no tamanho M é de 1.030 gramas.

Alejandro Valverde a ‘voar’ com a Speedmax TT

PUB
KTM

O quadro da Speedmax TT de Valverde difere do da Speedmax CFR em vários aspetos (além da eliminação dos compartimentos de armazenamento): se analisarmos a fundo, o tubo diagonal e o do selim perdem protagonismo ao ser mais “delgados”, assim como acontece com a zona da caixa do pedaleiro ou da direção, que são menos “maciças”.

Canyon Speedmax TT Disc

Valverde instalou também um conjunto de rodas Zipp composto por uma roda frontal Zipp 858 NSW Firecrest (perfil de 77/82 mm, 838 gramas) e uma traseira Zipp Super Carbon 9 disc (1.132 gramas). Digamos que a roda frontal é retirada da CFR Disc eTap e a traseira da CFR TT…

Canyon Speedmax CFR Disc eTap 2022

A transmissão corresponde ao que traz de série a CFR Disc eTap: uma Sram Red eTap com pedaleiro Red D1 com potenciómetro e prato duplo lacado a preto (56/43d), enquanto que a TT de série tem instalada um prato único. O set de travões é igualmente um Sram Red HRD.

PUB
Prototype

Quadro Speedmax TT, equipamento da Speedmax CFR Disc…

De destacar ainda que os travões são acionados por um conjunto de manetes S-900 Aero HRD. Para colocar mudanças, estão instalados os habituais clics da Sram nas extensões do guiador (um Canyon HB0058).

Detalhes Speedmax TT…

A Canyon Speedmax CFR Disc eTap que podes encontrar no site da marca custa 12.399 euros, sendo difícil encontrar stock… Um preço elevado mas que inclui toda a tecnologia necessária para a competição, por certo… Já a Speedmax CFR TT Disc não está disponível atualmente.

Canyon Speedmax CFR Disc eTap.

No vídeo abaixo, tanto os membros da equipa da Movistar, a nível técnico, como os próprios corredores falam das qualidades da Canyon Speedmax TT.

Canyon Speedmax CFR: nuestro cohete contrarreloj | Movistar Team Tech
PUB
Prototype

 

Mais info:


Fotos: Canyon // Photo Gomez Sport // Movistar Team

Também vais gostar destes!