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Partilha!Tweet Enduro contra all-mountain, paixão contra lógica, competitividade contra sentido prático... Que comparações podemos fazer mais entre estes modelos Orbea que... podem 'servir' os mesmos riders? Quando em Setembro a marca apresentou a sua nova Orbea Rallon, ficámos de “queixo caído”, devemos confessar… Contudo, passados poucos dias, foi também revelada a Orbea Occam, mais virada para o enduro, neste caso a versão na LT. Um surpresa ainda maior.PUB Olhando para uma uma e para a outra, ainda para mais quando as versões aqui em “comparação” apresentam uma estética parecida, ficamos com vontade de jogar o “jogo das diferenças”. Vamos a isso. Olhámos com atenção para a Orbea Occam M10 neste nosso teste, mas neste caso colocamos em destaque a versão Occam M10 LT. Do outro lado neste artigo, por assim dizer, está a Rallon M-LTD. Ambas têm looks muito parecidos, como já referimos, com níveis de equipamento também aproximados. Orbea Occam M10 LT Mas há diferenças, umas grandes e outras mais pequena. A maior de todas é esta: a Rallon é uma enduro pura (testada a fundo no EWS), a Occam LT é uma all-mountain mais “radical”. Mas ambas são versáteis e all-mountain, no fundo! Orbea Rallon M-LTDPUB As diferenças… Ainda que a abordagem seja semelhante, estamos a comparar dois “mundos” diferentes: a Orbea Rallon M-Ltd (8.999 €) é uma topo de gama, ao passo que a Orbea Occam M10 LT (5.699 €) está muito bem concebida e equipada em função do preço pedido; contudo, a nível de materiais do quadro e dos componentes instalados não chega ao patamar da Rallon. Orbea Rallon M-LTD Geometria É claro que uma das diferenças principais está ligada ao objetivo de cada bicicleta, estando a Rallon direcionada a um bom comportamento a descer, em teoria. Pela primeira vez neste modelo há a possibilidade de escolher entre a versão com rodas 29“ ou uma combinação Mullet (roda 29” à frente e 27,5” atrás). Orbea Occam M10 LTPUB Em relação às dimensões do quadro, a Rallon tem um ângulo de direção de 64º (posição Low), distância entre eixos de 1.231 mm e um reach de 460 mm (no tamanho M). Já a Occam tem direção a 65.5º, distância entre eixos de 1.194 mm e um reach de 450 mm. O triângulo traseiro em ambas é bastante compacto, com escoras de 440 mm. Orbea Rallon M-LTD Suspensão e amortecedor A Rallon tem um conjunto com 170 mm de curso à frente e 160 mm atrás. Por sua vez, a Occam tem 150 mm na suspensão frontal e 140 mm no amortecimento traseiro. Isto mostra também a abordagem mais “descendente” da Rallon e mais all-mountain (ou trail) da Occam. A Fox 36 Factory… … e o amortecedor Fox DHX Factory da Occam. Mais concretamente, a Occam tem uma suspensão frontal Fox 36 com acabamentos Factory e um amortecedor de mola DHX Factory. Já a Rallon tem uma suspensão frontal Fox Factory 38 e um amortecedor traseiro também de mola e na mesma linha, o DHX2 Factory da Fox. O Fox DHX2 Factory… … e a suspensão frontal Fox 38 Factory da Rallon M-LTD. Transmissão e travões A Rallon conta com um conjunto de transmissão Shimano XTR 12x, ao passo que a Occam, dado o preço, aliás, fica-se pela mesma relação de velocidades, mas num grupo Shimano XT. Mais especificações abaixo, junto dos vídeos de ambas as bikes. Transmissão Shimano XTR e cranks Race Face Next na Rallon.PUB Quanto aos travões, a Rallon M-LTD apresenta-se com o kit Shimano XTR M9120 de quatro pistões, enquanto a Occam continua também aqui na gama XT, com uns M8120 também de quatro pistões. Travões Shimano XT de 4 pistões na Occam… Outros pontos em destaque No que diz respeito a outros componentes e periféricos que merecem atenção, refira-se que a Orbea Rallon monta um guiador Race Face Next de 800 mm (carbono) e um espigão de selim telescópico Fox Transfer Factory. Tem também uma guia de corrente e*Thirteen e um conjunto de rodas Race Face Next Carbon R31. Já a Occam surge com pedaleiros Shimano XT, espigão de selim telescópico OC2 Dropper e o mesmo guiador Race Face Next, mas de 780 mm. As rodas são as Race Face Turbine R30 de alumínio. Por fim, os pneus: a Rallon tem um pneu Maxxis Assegai 2.50” WT FB 120 TPI 3C Maxx TR na roda da frente e um Maxxis Minion DHR 2.40” WT FB 120 TPI 3C Maxx TR na traseira. A Occam “derrapa” com um Maxxis Minion DHF 2.50″ FB 60 TPI 3C TLR à frente e um Maxxis Dissector 2.40″ 60 TPI 3C TLR atrás. Especificações e vídeo Orbea Rallon M-LTD: Quadro: Monocoque Race Carbon // Suspensão frontal: Fox 38 Factory 170 mm // Amortecedor: Fox DHX2 Factory 160 mm // Transmissão: Shimano XTR 12s // Pedaleiro: Race Face Next 32D // Cassete: SH XTR 10-51D // Travões: SH XTR 4 pistões // Rodas: Race Face Next Carbon R31 // Pneus: 29×2,50” (F) 29×2,40” (R) // Guiador: Race Face Next Carbon 800 mm // Espigão de selim telescópico: Fox Transfer Factory // Preço: 8.999 € NEW ORBEA RALLON - FOCUS ON FASTWatch this video on YouTube Especificações e vídeo Orbea Occam M10 LT: Quadro: Monocoque Race Carbon // Suspensão frontal: Fox 36 Factory 150 mm // Amortecedor: Fox DHX Factory 140 mm // Transmissão: Shimano XT 12s // Pedaleiro: SH XT 32D // Cassete: SH XT 10-51D // Travões: SH XT 4 pistões// Rodas: Race Face Turbine R30 // Pneus: 29×2,50” (F) 29×2,40” (R) // Guiador: Race Face Next Carbon 780 mm // Espigão de selim telescópico: OC2 Transfer // Preço: 5.699 € Orbea Occam 2020. Are you this rider?Watch this video on YouTube Mais info: www.orbea.com/pt-en
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