É a nova “máquina” que os atletas apoiados pela marca usarão na próxima época da Taça do Mundo de XCO: a nova Olympia F1-X 2023 segue a tradição deste fabricante italiano no segmento de suspensão total, mas acompanha as recentes tendências: mais curso no amortecimento, centro de gravidade mais em baixo e uma geometria mais “aberta” para descer.

PUB
Distribuidores Orbea

Mas a Olympia garante que estes novos contornos “não afetam as capacidades trepadoras” da bicicleta, até porque o quadro em carbono tem menos 100 gramas que a geração anterior, explicam.

Note-se que o sistema de suspensão traseiro surge agora numa posição inferior no quadro, na vertical, e num regime de semi-integração. Ou seja, o amortecedor traseiro está de certa forma “escondido” dentro do quadro. Há uma espécie de câmara para albergar o amortecedor, com uma tampa em borracha na parte de cima.

Não é bem um sistema de integração total como vemos na Scott ou na Bold, mas anda lá perto, protegendo o amortecedor dos elementos e dos detritos. A manutenção pode ser feita através de uma tampa na parte de trás da secção que serve de base ao tubo do selim.

À frente, suspensões de 110 mm, Rockshock em ambas as versões disponíveis ( a SID Ultimate ou a Select). Basicamente, está disponível a Olympia F1-X Race GXE AXS, que se destaca pela transmissão eletrónica Sram GX AXS (travões Sram Level), e a Olympia F1-X Team 1S, que é full Shimano XT na transmissão e nos travões.

Mas regressemos ao quadro e à nova geometria. Refere a Olympia que o tubo do selim está agora mais vertical e com um ângulo que depende um pouco da estatura do ciclista. Começa nos 76.5° num tamanho de quadro S, aumentando meio grau por cada tamanho acima.

O ângulo de direção “abre” 1.5° face à anterior geração, chegando aos 67.5°, e as escoras encolhem para 430 mm. No cockpit, o avanço e a caixa de direção foram desenvolvidos em equipa com a FSA e contam com aberturas laterais para a passagem dos cabos, que seguem internamente ao longo do quadro.

PUB
Distribuidores Orbea

Podes conferir as listas de especificações das duas versões disponíveis no site oficial da marca. 

Mais info:

PUB
LIV INTRIGUE X E+
Goride Team
Toda a GoRide Team alimenta este site como se não houvesse amanhã :) Damos preferência a tudo o que envolver diversão em cima de uma bike!

    Também vais gostar destes!